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“Depois de alguns anos de forte crescimento de marca, entramos em um período de estagnação, com a tabela deste ano mostrando um crescimento moderado no valor global da marca. Empresas que testemunharam um aumento, incluindo Airbnb, Lego e Nike, transcenderam as normas estabelecidas em suas categorias e desempenham um papel mais significativo na sociedade e na vida do consumidor”, afirma Gonzalo Brujó, CEO global da Interbrand.
Em relação à liderança da Apple, Manfredi Ricca, diretor global de estratégia da Interbrand, explica que ela já não pode ser associada apenas ao setor de tecnologia. “A incursão da Apple em diferentes arenas permitiu que ela ocupasse o topo da tabela pelo 11º ano, ultrapassando a Coca-Cola em 2013″, aponta Manfredi.
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O Airbnb é a marca que mais cresceu este ano, com seu valor aumentando em 21,8%. Também subiu oito posições na tabela, do 54 para o 46, apesar de ter entrado no ranking apenas no ano passado. O aumento significativo no valor da marca da empresa se deve em parte ao forte investimento na marca e perspectivas financeiras sólidas – a receita aumentou 40% em 2022 em comparação com 2021 e espera-se que cresça mais 13% em 2023 na comparação com 2022.
O valor das marcas automotivas aumentou 9% em 2023, com a BMW entrando no top 10 pela primeira vez. Porsche, Hyundai e Ferrari alcançaram todos uma taxa de crescimento de dois dígitos e foram responsáveis por três das cinco marcas que mais cresceram. A Tesla manteve sua posição na tabela este ano, 12, mas sua taxa de crescimento foi a mais lenta entre as marcas automotivas, com o valor da marca aumentando 4,0% em comparação com a BMW e a Mercedes, que cresceram 10,4% e 9,5%, respectivamente.