No céu noturno desta semana, veja a Lua minguante abraçando Vênus e um raro rastro de estrelas

4 de dezembro de 2023

Depois da “Lua do Castor”, que está cheia há quase uma semana, os céus noturnos ficarão escuros novamente — pois essa lua atingirá seu último quarto na terça-feira (5).

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Existe uma vantagem para céus escuros e sem lua: a observação de estrelas. Também é uma ótima semana para avistar alguns planetas. A visão mais bonita será de uma lua crescente próxima a Vênus, mas isso acontecerá antes do amanhecer. O acontecimento mais conveniente para a maioria será uma visão rara de Mercúrio, embora você precise agir rapidamente.

Leia também:

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre observação de estrelas e o céu noturno nesta semana:

Terça-feira, 5 de dezembro: a lua mais brilhante de 2023

Hoje, segunda-feira, nosso satélite alcançará sua fase de “último quarto” ou “meia lua”, surgindo após a meia-noite e abrindo caminho para 10 noites de céus escuros e sem lua. No entanto, há algo especial nisso, na madrugada desta terça-feira, embora todas as luas do quarto sejam mais iluminadas, esta é a mais iluminada de 2023, de acordo com o Timeanddate.com.

Quarta a sexta-feira, 6 a 8 de dezembro: Mercúrio mais alto no céu da noite

No dia 6 de dezembro, o menor planeta do sistema solar atinge sua maior altura no céu noturno. Para vê-lo – usando binóculos – você precisará olhar cerca de 10 graus acima do horizonte sudoeste cerca de 30 minutos após o pôr do sol. Aja rapidamente, pois ele vai se pôr rapidamente – a janela é de apenas 20 minutos.

Quinta-feira, 7 de dezembro: a Lua minguante se alinha com Spica e Vênus

Olhe para o sudeste antes do amanhecer na quinta-feira e você verá a bela cena da Lua minguante e Vênus. Olhe entre eles e você verá a estrela brilhante Spica em Virgem. A Lua e Vênus formarão um triângulo com a brilhante estrela Arcturus a leste.

Procure o “brilho da Terra” no lado escuro da lua crescente – quando a luz do sol será refletida na superfície da lua.

Sexta-feira, 8 de dezembro: Lua minguante e Spica

Repita sua observação de quinta-feira na sexta e você verá uma Lua minguante a apenas 2 graus de Spica, com Vênus brilhando intensamente por perto. Você também verá o “brilho da Terra” na lua crescente.

Sábado, 9 de dezembro: Lua minguante e Vênus

Outra ascensão no sábado de manhã lhe proporcionará, talvez, a visão celestial mais importante da semana, uma fina lua minguante a apenas 3 graus de Vênus.

Domingo, 10 de dezembro: Lua minguante se alinha com Vênus e Spica

A Lua minguante estará novamente alinhada com Vênus e Spica na manhã de domingo. Agora, na iminência de sua fase de lua nova – durante a qual ela estará perdida no brilho do sol – ela será a mais próxima dos três objetos no horizonte.

Dica de observação de estrelas da semana: criando um rastro de estrelas

Capturar uma imagem de círculos no céu noturno, que mostra a rotação da Terra, é surpreendentemente fácil, mas se você quiser o padrão clássico de círculos, precisa apontar sua câmera para o norte. Muitos smartphones agora têm modos dedicados a trilhas de estrelas – tudo o que você precisa fazer é usar um tripé para mantê-lo parados por algumas horas. No entanto, usar uma câmera mirrorless ou DSLR em um tripé no modo manual é a melhor maneira. Usando uma lente grande angular com uma abertura de f/2.8 (ou uma configuração semelhante), uma velocidade do obturador de 30 segundos e um ISO de 800-1600, tire imagens de teste até que você esteja satisfeito com uma imagem agradável (preferencialmente com algo interessante em primeiro plano).

Em seguida, tire centenas de fotos idênticas usando um intervalômetro ou um cabo de liberação do obturador. Cerca de 150 funcionam bem, mas 400 seria o ideal. Depois de terminar, arraste todas as suas imagens para o software gratuito StarStaX, criando uma bela imagem de trilha de estrelas em formato JPEG para baixar.

Os horários e datas dados se aplicam a latitudes médias do norte. Para informações específicas da localização mais precisas, consulte planetários online como o Stellarium e o The Sky Live. Verifique os horários de surgimento/ocultação de planetas, nascer/pôr do sol e nascer/pôr da lua onde você está.