Cadence venderá supercomputador de IA para software de design de jatos

1 de fevereiro de 2024
Canva Images

A Cadence desenvolve software de simulação física que pode testar o fluxo de ar e outras dinâmicas de fluidos e concorre com a Ansys

A Cadence Design Systems anunciou nesta quinta-feira (1) que projetou um novo sistema de supercomputador de inteligência artificial (IA) que pode ser usado para simular como o ar flui sobre jatos e outros equipamentos.

A Cadence é mais conhecida por software que ajuda a projetar chips de computador, em que a colocação precisa de dezenas de bilhões de minúsculos interruptores elétricos chamados transistores pode aumentar ou diminuir a velocidade e a competitividade de um chip.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A empresa norte-americana compete com a rival Synopsys para unir software de projeto de chips com aplicativos usados para projetar e testar sistemas mecânicos maiores dos quais esses processadores fazem parte.

A Cadence desenvolve software de simulação física que pode testar o fluxo de ar e outras dinâmicas de fluidos e concorre com a Ansys, que a Synopsys no mês passado decidiu comprar em um acordo de US$ 35 bilhões depois.

Software de simulação física como o da Cadence exige uma quantidade tão grande de poder de computação que os projetistas de aeronaves e outros engenheiros raramente têm tempo suficiente para testar todos os aspectos de seu projeto e ainda cumprir os prazos comerciais, disse Frank Ham, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento para dinâmica de fluidos computacionais da Cadence.

O sistema que a Cadence apresentou nesta quinta-feira, chamado de Millennium M1, ajudará a acelerar os testes para que os engenheiros possam executar mais deles. Ele também usará a IA para vasculhar as enormes quantidades de dados gerados por esses testes para recomendar melhorias que os engenheiros com pouco tempo podem ter deixado passar.

“Não há nenhum ser humano que esteja lendo todos os resultados dessas simulações, e algumas das inovações de design que estão enterradas ali serão reveladas”, disse Ham.

A Cadence não quis comentar sobre o custo do sistema. O sistema será vendido ou alugado, dependendo das preferências do cliente, e já está disponível.