Erros e acertos das previsões de Amy Webb no SXSW

7 de março de 2024

Amy Webb acertou quando apontou, em março do ano passado, que a inteligência artificial generativa ganharia ainda mais projeção com as ferramentas de IA acessíveis, como o ChatGPT.

No próximo sábado, 9 de março, o SXSW receberá uma de suas principais atrações em um dos painéis mais concorridos do festival: a futurista Amy Webb. Anualmente, Amy aproveita o SXSW para publicar seu relatório de tendências. Um calhamaço de previsões, análises e perspectivas sobre centenas de tecnologias.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Sempre muito aguardada, Amy gera dezenas de frases, matérias e conteúdos para os próximos meses. Em uma das mais conhecidas, a futurista chegou a defender o fim dos smartphones a partir de 2024. No início deste ano, ela reforçou a tese em seu report. “Em 2024, eu também aposto nos wearables, que estão retornando seriamente. Um novo pin, equipado com câmera e microfone, pode redefinir a comunicação, mas não excluam os óculos inteligentes ainda. No próximo ano, beliscar será o novo clique, à medida que as interfaces de gestos começarem a substituir mouses, touchpads e teclados tradicionais”, escreve Amy.

Por outro lado, Amy acertou quando apontou, em março do ano passado, que a inteligência artificial ganharia ainda mais projeção com as ferramentas de IA generativa acessíveis, como o ChatGPT, se espalhando por quase todas as funções. A futurista também anteviu, em 2023, que os óculos de realidade imersiva, como os modelos da RayBan, Meta e o Apple Vision Pro, ainda iriam demorar muito tempo para serem funcionais.

Confira outras afirmações polêmicas:

O fim dos smartphones

Com o avanço dos wearables, Amy acreditava no fim dos smartphones já em 2024.

Uma nova internet

O metaverso já fez parte das previsões e, em 2022, segundo ela, ele começaria uma nova era da internet.

IA generativa

A proliferação das ferramentas de IA generativa foi um grande acerto de Amy Webb em 2023.

Óculos imersivos

Segundo ela, mesmo com a Apple na jogada, os óculos de realidade mista ainda precisam de tempo até que se tornem populares.

 

Acompanhe a cobertura do SXSW na Forbes Brasil: