5 dicas do ChatGPT para aprimorar sua escrita

30 de abril de 2024

Use essas dicas do ChatGPT para aprimorar tudo o que você escreve.

Um texto ruim pode prejudicar seus negócios, sua carreira e reputação. E, para piorar, as chances de errar são enormes — seja em um simples e-mail ou em uma publicação no LinkedIn.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Ao contrário do senso comum, a redação não é uma habilidade exclusiva dos profissionais de marketing e comunicação. Ter um bom texto é uma capacidade básica para todos os membros de uma equipe, já que todos precisam escrever e transmitir informações em algum momento.

Leia também:

Aprimore sua escrita com 5 poderosas sugestões do ChatGPT:

(Copie, cole e edite os colchetes e mantenha a mesma janela de chat aberta para que o contexto seja mantido.)

#1: Melhore o gancho No Twitter, você tem um segundo para chamar a atenção de alguém. Mantenha isso em mente ao escrever para qualquer outro lugar. Use a seguinte sugestão para encontrar uma maneira mais cativante de começar seu texto: "Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é me ajudar com primeira linha, visto que preciso chamar a atenção do leitor para que ele continue lendo. O gancho deve ter entre 6 e 12 palavras e não pode ser uma pergunta. Dê-me 5 opções para o seguinte texto: "[Cole sua redação aqui]"more
#2: Resuma Online ou dentro da sua empresa, ninguém precisa ser levado em uma jornada complicada para encontrar a única linha relevante do texto. Na dúvida, corte os excessos. Para isso, conte com a ajuda do ChatGPT: "Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é torná-lo mais curto para que meu público leia e entenda sem precisar fazer uma leitura superficial. Corte todas as redundâncias e repetições. Aproveite para alterar quaisquer instâncias de voz passiva para ativa. Aqui está minha redação: "[Cole o texto aqui]"more
#3: Facilite a leitura "Por que alguém deveria se importar com isso?". Releia seu texto com este questionamento em mente. "Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é garantir que as informações mais importantes fiquem evidentes para eles. Certifique-se de que todos entendam o motivo para se importar com esta mensagem. Sugira edições, incluindo linhas adicionais ou reordenando informações. Aqui está a mensagem: "[Cole seu texto aqui]"more
#4: Remova a ambiguidade Clientes confusos não compram. Membros da equipe confusos não leem. Sua tarefa é fornecer informações e não levantar objeções. Use o ChatGPT para encontrar termos ambíguos e torná-los mais simples: "Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é remover a ambiguidade. Sem alterar o significado, estilo, tom ou qualquer coisa que não seja ambígua. Produza uma nova versão que simplifique qualquer ideia potencialmente confusa. Explique o que você mudou para que eu possa entender: "[Cole o texto aqui]"more
#5: Qual é o objetivo? Há uma razão pela qual você digitou algo, então certifique-se de que isso fique nítido. "Escrevi um texto para [descreva a natureza da mensagem] destinado a [descreva o público]. Sua tarefa é garantir que haja uma chamada cativante. Quando alguém ler isso, quero que eles [descreva a ação desejada]. Garanta que isso esteja evidente no meu texto: "[Cole a redação aqui]"more

Para ser um escritor melhor, você precisa se comprometer a não escrever textos confusos e irrelevantes. Capture a atenção do seu leitor e mantenha-o engajado até o final. Seja conhecido pela sua objetividade e não desperdice o tempo de ninguém.