Com cerca de 1,8 bilhão de usuários, o Gmail domina o mercado de e-mails gratuitos. Portanto, não é surpresa que avisos sobre a exclusão de contas causem preocupação. Vamos esclarecer os fatos e confirmar o que realmente está acontecendo. Sim, o Google está excluindo contas do Gmail. Mas não, nem todos correm risco, apenas contas inativas estão na mira da plataforma. No entanto, existem três passos para que você assegure sua conta, assim como o conteúdo do Google Fotos e do Google Docs.
Se você tem apenas uma conta Google, seu Gmail está perfeitamente seguro — desde que você a tenha usado nos últimos dois anos. A exclusão afeta principalmente aqueles que possuem várias contas ou contas criadas apenas para armazenar fotos ou dados. Embora uma conta esquecida possa parecer sem importância, ela pode conter informações valiosas para o usuário. Dito isso, aqui está o que o Google considera como atividade:
- Ler ou enviar um e-mail;
- Compartilhar uma foto ou assistir a um vídeo no YouTube enquanto estiver conectado à conta Google;
- Usar o Google Drive ou o Google Search.
Leia também
Executar qualquer uma dessas opções pelo menos uma vez a cada ano deve garantir que sua conta esteja segura. Essas ações podem ser realizadas em qualquer dispositivo, pois essa é uma política específica para a proteção da conta.
Exceções à regra de contas inativas
Embora o Google tenha deixado claro que qualquer conta Google que não foi utilizada nos últimos 24 meses é considerada inativa, e todo o seu conteúdo e dados podem ser excluídos, existem exceções.
Você será notificado com antecedência sobre a exclusão de qualquer conta inativa, o que lhe dará tempo suficiente para tomar as ações necessárias para protegê-la. Essas notificações serão enviadas tanto para a conta em questão quanto para seu e-mail de recuperação. Isso é mais um bom motivo para configurar as opções de recuperação de todas as suas contas Google o mais rápido possível.
Também deve ficar claro que a política de contas inativas só se aplica a contas pessoais e, portanto, não afetará contas de organizações. “Essa atualização alinha nossa política com os padrões da indústria em termos de retenção e exclusão de contas”, afirma a companhia.
O motivo por trás da exclusão de contas do Gmail
O Google investiu muito tempo e dinheiro para tornar o Gmail o mais seguro possível para seus usuários, seja em termos de medidas contra spam, proteção contra golpes de phishing ou defesa contra o sequestro de contas.
Uma das causas dessas violações em contas antigas são credenciais de login fracas e a ausência de autenticação de dois fatores. O resultado é que contas inativas são muito mais vulneráveis do que as ativas.