Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / George R.R. Martin diz que mudanças em House Of The Dragon foram "tóxicas"

George R.R. Martin diz que mudanças em House Of The Dragon foram “tóxicas”

Martin nunca se manifestou tão criticamente sobre o assunto, nem mesmo quando o público reprovou as últimas temporadas de Game Of Thrones

Erik Kain
08/09/2024 Atualizado há 8 meses

Acessibilidade

O criador de Game of Thrones e House of the Dragon escreveu uma crítica pública e severa sobre algumas mudanças na segunda temporada de House of the Dragon.

Em seu blog, George R.R. Martin escreveu que mais alterações “tóxicas” estão por vir nas temporadas 3 e 4. Martin nunca se manifestou tão criticamente sobre o assunto, nem mesmo quando o público reprovou as últimas temporadas de Game Of Thrones.

Leia também

  • HBO/Divulgação
    Forbes Tech

    Final frustrante de House Of The Dragon deixa espera de dois anos por 3ª temporada

  • Reprodução/HBO
    ForbesLife

    7 lugares que todo fã de House of the Dragon precisa visitar

  • Poster da segunda temporada de House of The Dragon, com as duas protagonistas da série, Rhaenyra Targaryen e Alicente Hightower
    Forbes Money

    5 lições de planejamento patrimonial tiradas de House of the Dragon

  • Forbes Tech

    Confira o cronograma completo da 2ª temporada de House Of The Dragon

  • HBO
    Forbes Tech

    Criston Cole é o personagem mais odiado do universo de Game of Thrones; por que?

  • HBO
    Forbes Tech

    House of the Dragon faz ótima estreia da 2ª temporada com episódio sombrio

Às vezes, borboletas se transformam em dragões

Em uma publicação intitulada “Cuidado com as Borboletas”, Martin explica como pequenas mudanças no início de uma adaptação podem se transformar em desfechos completamente diferentes (e potencialmente muito piores) no fim da história. Martin abordou isso antes, em 2015, quando os fãs ficaram descontentes com os abusos de Ramsay Snow com Sansa Stark, algo que não acontece nos livros. Ele escreveu:

“Houve diferenças entre os romances e o programa de televisão desde o primeiro episódio da primeira temporada. E há muito tempo falo sobre o efeito borboleta. Pequenas mudanças levam a mudanças maiores, que levam a mudanças enormes. A HBO (Max) tem a tarefa impossível e exigente de adaptar meus romances extensos (extremamente) e complexos (excessivamente), com suas camadas de enredos e desenredos, suas contradições e narradores não confiáveis, mudanças de ponto de vista, ambiguidades e um elenco de centenas de personagens.”

“Raramente houve uma série de TV tão fiel ao seu material de origem, em geral. Mas quanto mais o show avança, maiores se tornam as borboletas. E agora chegamos ao ponto em que o bater das asas das borboletas está criando tempestades.”

Agora, ele volta sua atenção para House of the Dragon e os grandes efeitos borboleta que ocorrem à medida que o show se desvia cada vez mais da história contada em Blood & Fire (Fogo & Sangue), a ‘história falsa’ de Martin sobre a dinastia Targaryen.

Movimente-se como uma borboleta, pique como uma abelha

Por muito tempo, as mudanças pareciam expandir os personagens e, especialmente, estabelecer uma dinâmica interessante sobre a amizade e rivalidade entre Rhaenyra e Alicent, além de criar uma versão muito mais rica do Rei Viserys I (o qual Martin elogiou extensivamente, dizendo que gostaria que essa versão estivesse no livro).

No entanto, no final da segunda temporada, as coisas desandaram. Apesar dos momentos ótimos, ficou claro que algo estava errado.

Na nova publicação, Martin foca na cena do primeiro episódio da segunda temporada, Blood and Cheese (Queijo e Sangue), embora ele tenha discutido outras mudanças (em termos mais vagos) antes — sobre como os dragões não deveriam estar no Vale, onde Rhaena aparentemente está prestes a se conectar com Sheepstealer, por exemplo.

No livro, quando os assassinos contratados por Daemon Targaryan chegam ao quarto de Helaena, há outro filho da rainha presente, o príncipe Maelor, que tem apenas dois anos. Na versão original, Queijo e Sangue deixam a rainha decidir qual dos meninos vai morrer. Ela escolhe Maelor para preservar a vida do herdeiro. “O aspecto ‘Escolha de Sofia’ era a parte mais forte da sequência”, escreveu Martin. “A mais sombria, a mais visceral. Eu odiei perder isso. E, a julgar pelos comentários online, a maioria dos fãs concordou.”

O autor foi inicialmente informado pelo showrunner Ryan Condal que os produtores estavam apenas adiando a introdução desse personagem, mas agora vão cortá-lo completamente da história. Isso, Martin argumenta, terá grandes consequências no futuro, já que o destino de Maelor desempenha um papel importante em eventos importantes que estão por vir.

Maelor, o ausente

Os seguintes trechos do texto de Martin são longos demais para incluir aqui, mas o resumo é:

Mudança 1: Maelor e Jaehera serão enviados para um local seguro por Alicent, que está preocupada com suas vidas se permanecerem e Rhaenyra tomar Red Keep. Ela os envia em direções diferentes e com diferentes guarda-costas. O protetor de Maelor, Ser Rickard Thorne, é assassinado em Bitterbridge. A multidão que o mata, embriagada de sangue, tenta levar Maelor para ganhar a recompensa da rainha, e o menino é despedaçado, de forma horrível.

Mudança 2: isso leva a a rainha Helaena a cometer suicídio por perder mais um filho, o que, por sua vez, leva a um grande levante do povo contra Rhaenyra, que se esconde de volta em Dragonstone e o destino que a aguarda lá. Helaena era muito amada pelo povo comum. “No esboço de Ryan para a temporada 3, Helaena ainda se mata… sem motivo particular”, escreve ele. “Não há novo horror, nenhum evento desencadeador para sobrecarregar a frágil jovem rainha. E a última borboleta segue logo em seguida.”

Mudança 3: durante a rebelião do povo, uma das cenas mais horríveis acontece quando o Pastor — um líder profético da turba — leva seus seguidores para o que agora é referido como ‘O Ataque ao Dragonpit’. É uma cena marcante na história e foi precedida pelo descontentamento entre a população, mas foi a morte de Helaena (causada pela morte horrível de seu filho) a faísca. “Maelor por si só significa pouco”, diz Martin. “Ele é uma criança pequena, não tem uma linha de diálogo, não faz nada de a não ser morrer… Mas onde e quando e como, isso importa. Perder Maelor enfraqueceu o final da sequência Blood and Cheese, mas também nos custou a cena de Bitterbridge com todo seu horror e heroísmo, subestimou a motivação para o suicídio de Helaena, e isso, por sua vez, mandou milhares para as ruas e becos, gritando por justiça para sua rainha ‘assassinada’. Nada disso é essencial, eu suponho… Porém, isso serve a um propósito, tudo ajuda a amarrar as linhas da história, para que uma coisa siga a outra de forma lógica e convincente.”

Pior ainda, Martin faz um aviso bastante sombrio para o que está por vir: “Há borboletas maiores e mais tóxicas a caminho, se HOUSE OF THE DRAGON seguir adiante com algumas das mudanças que estão sendo contempladas para as temporadas 3 e 4.”

Após alguns dias, George R.R. Martin apagou a publicação e não deu nenhuma explicação. Ele pode ter reconsiderado, recebido uma mensagem muito severa dos responsáveis da HBO, ou Ryan Condal o ligou e disse “ok, ok, vamos colocar Maelor de volta!”.

Em outra publicação, a HBO respondeu ao post de Martin com a seguinte declaração: “Há poucos fãs entusiasmados de George R.R. Martin e seu livro Fire & Blood como os que estão na equipe criativa de House of the Dragon, tanto na produção quanto na HBO. Comumente, ao adaptar um livro para a tela, com seu próprio formato e limitações, o showrunner acaba sendo obrigado a tomar decisões difíceis sobre os personagens e as histórias que o público seguirá. Acreditamos que Ryan Condal e sua equipe fizeram um trabalho extraordinário e os milhões de fãs que a série conquistou nas duas primeiras temporadas continuarão a apreciá-la.”

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

  • Escolhas do editor

    Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

  • Escolhas do editor

    Como É o Iate de US$ 500 Milhões Onde Jeff Bezos Pode se Casar em Junho

  • Apenas 6% da Geração Z afirma que seu principal objetivo profissional é alcançar um cargo de liderança sênior
    Carreira

    O Que a Geração Z Realmente Pensa sobre o Futuro do Trabalho

  • Escolhas do editor

    Chinesa Que Desbancou McDonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico no Japão

Erik Kain é contribuidor sênior da Forbes EUA

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Game of Thrones
  • George R.R. Martin
  • HBO
  • House of the Dragon
  • MAX
  • séries
  • streaming

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • geração z
    Carreira

    Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

Últimas Notícias

  • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

  • especulação

    Especulação sobre Pacote de Dados Eleva Dólar; Ibovespa Fecha em Alta

  • INSS

    Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

  • May Lim/Getty Images

    China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

  • Colheita de cana-de-açúcar

    OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

  • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.