Agro passa a contar com Sistema Nacional de Meteorologia

Dados do Inmet, Inpe e Censipam serão centralizados, antes de anunciados, para evitar sobreposições, afirma governo

Redação
Compartilhe esta publicação:
Wenderson Arújo/Trilux/CNA
Wenderson Arújo/Trilux/CNA

Novo sistema de monitoramento do clima unifica informações ao produtor

Acessibilidade


As previsões do tempo para o campo passam a ser unificadas a partir de hoje (3), com a criação SNM (Sistema Nacional de Meteorologia), anunciou o governo. A partir de agora, os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) não mais serão informados separadamente. O objetivo é organizar as atividades de monitoramento, previsão, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

LEIA MAIS: Exportação de soja do Brasil atinge recorde de 17,38 milhões de tonelada em abril, diz Secex

A unificação deve eliminar sobreposições de atividades, como era comum ocorrer.  No caso do Inpe, o órgão deixa de divulgar as previsões de tempo e os avisos meteorológicos, atividade que passará a ser realizada exclusivamente pelo Inmet, que já a executa, basicamente, desde sua criação em 1909.

Com a mudança, espera-se levar aos produtores maior eficiência na previsão do tempo, fundamental nos períodos de plantio e colheita.

“A atuação conjunta das Instituições permitirá atingir patamares de desenvolvimento compatíveis com as necessidades sociais e econômicas do país, principalmente relacionadas ao aprimoramento do monitoramento e elaboração de melhores previsões de eventos meteorológicos extremos, elevando a meteorologia brasileira a um novo patamar”, explica a nota conjunta divulgada pelos três órgãos.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O Inmet será o responsável pela emissão dos alertas, o que permitirá que o Inpe se concentre na pesquisa da meteorologia, produzindo ciência para aperfeiçoar os resultados. Também haverá em seu portal um mapa interativo com a previsão de tempo para todo o país para os próximos cinco dias. Nos dois primeiros dias, a previsão ainda é detalhada para os turnos madrugada/manhã, tarde e noite.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: