AgroRound: Sumário de Touros ganha versão online e outras notícias do agronegócio

28 de junho de 2021

Amanhã (29), a  ANC (Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares, o Promebo (Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne) e a Embrapa Pecuária Sul realizarão o lançamento do “Sumário de Touros On-line”. A plataforma trará ao ambiente digital os tradicionais sumários divulgados anualmente para facilitar a escolha de touros reprodutores na hora de definir acasalamentos.

Na plataforma, o pecuarista encontra informações e indexadores sobre reprodutores de raças como angus, devon, brangus, charolês, hereford, braford e ultrablack. A versão digital traz uma novidade: ela será atualizada todos os sábados, enquanto na impressa a edição é anual.

LEIA TAMBÉM: Crédito para o agronegócio evoluiu desde modelo baseado em emissão de moeda, diz Guedes

“Foram integradas as informações de registros e do Promebo, com a performance e desempenho dos animais nos rebanhos e, também, no caso da Angus, os genótipos para fazer a avaliação genômica”, afirma Fernando Cardoso, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul. “Isso traz muito mais segurança e rapidez para que os produtores possam ter acesso à informação mais atualizada para tomar as decisões de seleção nos seus rebanhos e também para ofertar animais aos seus clientes com uma informação mais fidedigna e mais atualizada possível”.

O lançamento do “Sumário de Touros On-line” acontece a partir das 19h, em live transmitida pelo canal da ANC no YouTube e na sua página do Facebook.

Confira abaixo outras notícias do agronegócio:

Em bom momento, Vinícola Aurora conquista 16 novas condecorações 

Com 2,8 mil hectares de vinhedos, a gaúcha Vinícola Aurora está comemorando o desempenho de 2021. Após produzir mais de 90 milhões de quilos de uva na conclusão da safra em 19 de março, a produtora de vinhos e espumantes ganhou 16 novas condecorações.

Do total, dez títulos conquistados foram para os espumantes da marca. O Aurora Brut Branco foi o principal premiado, com medalha de ouro no Challenge International du Vin, prata no Chardonnay du Monde e bronze no prêmio International Wine Challenge. No varejo, custa cerca de R$ 35.

“Isso comprova que elaboramos excelentes vinhos e espumantes e que o consumidor pode ter acesso pagando pouco. Este movimento, colocando mais produtos ao alcance da população, pode ajudar a ampliar a cultura do vinho no Brasil”, diz Rodrigo Valerio, gerente de marketing da Aurora. 

Em quase 20 anos,  a vinícola já conquistou cerca de 740 medalhas em disputas chanceladas pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Sorgo no Semiárido supera em quase duas vezes a média brasileira

Um novo estudo da Embrapa, da unidade Caprinos e Ovinos, em Sobral (CE) revelou que o sorgo possui grandes níveis de aproveitamento na região do Semiárido brasileiro. As variedades híbridas, em teste para se tornarem cultivares, chegaram a mais de 5.000 quilos de produtividade de grãos por hectare. A média brasileira do cereal fica entre 2.600 quilos e 2.800 quilos, por hectare.

“A Embrapa já tem várias cultivares de sorgo granífero lançadas no mercado, com essa característica de alta tolerância à seca e boa produtividade. Mas no experimento observamos genótipos que atingiram produtividade acima de 5.000 quilos de grãos por hectare, que é uma média bastante elevada”, destaca o melhorista Fernando Guedes, pesquisador de melhoramento genético vegetal da Embrapa Caprinos e Ovinos. 

De acordo com a entidade, o resultado comprova o potencial do sorgo granífero e representa mais uma possibilidade de renda para os produtores locais, além de também impulsionar o cultivo do cereal na região, que ainda está em expansão. 

Agrotools e Planet fecham parceria para uso de imagens aéreas 

O marketplace da Agrotools, uma das maiores plataformas digital corporativa do agro, anunciou uma parceria com a  Planet, empresa de sistemas de observação da Terra que opera a partir de três escritórios centrais, dois nos Estados Unidos (São Francisco e Washington), e um em Berlin, na Alemanha.

A Planet opera imagens de satélite para cerca de 60 países, incluindo clientes como a Nasa e o governo brasileiro. Mas, enquanto as companhias tradicionais utilizam grandes satélites complexos e de maior custo, a Planet atua com uma “constelação” de satélites menores. De acordo com a empresa, isso permite “imagens mais definidas e com maior frequência”. Em nível global, a empresa tem uma grande participação no monitoramento de áreas de desmatamento.

Com a parceria, as soluções da Agrotools passarão a contar com imagens aéreas da Planet. Na sequência, a expectativa é de que outras soluções sejam implantadas, reduzindo ainda mais o tempo de atualização das imagens. 

Cargill Nutrição Animal apresenta plataforma destinada à suinocultores

Para auxiliar suinocultores a aumentarem a produtividade, tendo mais leitões desmamados por fêmea/ano, a Cargill Nutrição Animal lançou uma nova versão da plataforma Livelle. Trata-se de programas nutricionais, com equipe técnica para a análise de produtividade e rentabilidade. 

“A proposta é um portfólio de produtos que consiga extrair o máximo potencial produtivo, além de treinar os funcionários da granja e dar suporte na gestão do negócio no dia a dia”, explica Everton Daniel, gerente de tecnologia do setor de suínos da Cargill.

O cliente também terá acesso a ferramentas para a otimização do arraçoamento através da análise de condição corporal do plantel.

Maersk lança serviço de frete aéreo no Brasil

A dinamarquesa Maersk, empresa de logística integrada de contêineres do mundo, lançou no Brasil um serviço para o agenciamento de carga aérea. 

“O frete aéreo atenderá os clientes da Maersk que já operam em outras modalidades e para aqueles que precisam apenas dessa solução”, diz Maurício Coelho, head de frete aéreo da Maersk para Costa Leste da América do Sul. 

Tanto remessas menores quanto itens oversized poderão ser transportados pelo novo modal da Maersk.  “Entre as demandas que esse serviço resolve, estão: contratação de um único fornecedor com expertise e grande oferta de soluções, capacidade de atender os mercados globais com estrutura própria, problemas com tempo de espera e atrasos, mudanças de planejamento e demanda, atraso ou perda no processo de produção, lançamento de produtos, transporte de mercadorias valiosas e com volume reduzido e redução de inventário em trânsito, por exemplo”, diz Coelho.

Carrefour lança marca própria de orgânicos

A rede de hipermercados francesa Carrefour está colocando no mercado brasileiro sua marca própria de orgânicos. A linha Carrefour Bio começa com 60 opções de frutas, legumes e verduras, e também 42 opções de mercearia, como azeite, água, mel e massa de lasanha. 

Segundo a empresa, a linha chega com preços acessíveis até 30% mais baratos que seus similares no mercado. “A linha foi desenvolvida com o objetivo de democratizar os produtos orgânicos no país”, explica Allan Gate, diretor de Marca Própria do Carrefour. “Com isso, fortalecemos ainda mais o Act for Food, posicionamento global do Carrefour que trabalha para tornar a alimentação saudável mais acessível para todas as pessoas.” A empresa afirma que os fornecedores da rede são auditados, com base em regras de responsabilidade social e são homologados pela norma brasileira de certificação orgânica.

Klabin lança monitoramento inédito para controle de operações florestais

Maior produtora de papéis e embalagens do Brasil, a Klabin lançou sua Torre de Controle Florestal para monitorar e controlar operações florestais. A ferramenta de gestão online ajudará a empresa a tomar decisões com maior eficiência, produtividade e menores custos.

Ela também deve trazer mais segurança para a população do estado Paraná, onde estão as fábricas da empresa. A tecnologia pode indicar um melhor fluxo da frota de caminhões, evitando a formação de comboios, além de monitorar a velocidade e desvio de rotas dos veículos.

O projeto está sendo implementado em duas etapas. Concluída em abril, a primeira consiste na monitoração do carregamento, transporte de madeira, pátios de madeira e alimentação das fábricas. Já a segunda, serve para a atividade de colheita de madeira, que está prevista para o final deste mês. 

BB Seguros e Banco do Brasil fecham mais um parceria digital 

Criada pelo Banco do Brasil e BB Seguros para impulsionar o crescimento sustentável do agronegócio, a plataforma Broto fechou uma nova parceria com a Agritech, fabricante de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltados para a agricultura familiar, com sede no município de Indaiatuba (SP).

Com isso, a Agritech deve criar pacotes tecnológicos que atendam às necessidades do produtor rural e que possam ajudar na tomada de  decisões. A plataforma de inteligência Broto possibilita a escolha de forma online do equipamento trazendo ao comprador acesso às possibilidades de financiamento do BB e seguros da Brasilseg.

“Essa é mais uma maneira de apresentarmos as nossas soluções e produtos, em um ambiente digital que oferece facilidades, além de agilizar as propostas de financiamento, inclusive com condições comerciais diferenciadas”, afirma Cesar Roberto Guimarães de Oliveira, coordenador de vendas e marketing da Agritech

Embrapa apresenta seu primeiro lançamento global de biodefensivo 

Desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), unidade de Sete Lagoas (MG), e a suíça Andermatt Biocontrol, o novo produto biológico Spodovir promete ser capaz de provocar a morte de 100% da população da lagarta-do-cartucho. O produto com base em um baculovírus não traz risco a microrganismos, plantas, mamíferos e vertebrados, mas é eficaz contra a indesejada praga do milho.  O biodefensivo Spodovir é o primeiro lançamento global da Embrapa, desde sua fundação em 1972

“A grande vantagem desse produto biológico, também chamado de biodefensivo, é que ele não afeta o meio ambiente, não intoxica aplicadores, não mata os inimigos naturais das pragas (insetos benéficos), não polui rios e nascentes e não deixa resíduos nos alimentos a serem vendidos nos supermercados, contribuindo para uma melhor sustentabilidade e melhor qualidade do produto disponibilizado para os consumidores”, diz Fernando Hercos Valicente, desenvolvedor e responsável pela tecnologia na Embrapa Milho e Sorgo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.