"O Brasil pode ser o principal player para investimentos verdes no mundo", diz ministra

 Carlos Silva/MAPA
Carlos Silva/MAPA

Ministra Tereza Cristina falou nesta manhã, durante a abertura do congresso da Abag

“O Brasil pode ser o principal player para investimentos verdes no mundo”, disse Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, hoje (2), durante o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Abag, entidade que reúne grande empresas nacionais e multinacionais do setor, além de instituições financeiras e outras entidades do agro. A ministra reforçou que a sua pasta está trabalhando por esse objetivo. Ela falou na abertura do evento, logo após o presidente da entidade, Marcello Brito, fazer duras críticas ao desmatamento ilegal e a grilagem de terras públicas no país.

Segundo a ministra, a análise dos dados declarados no CAR (Cadastro Ambiental Rural), ao ajudar na implementação do Código Florestal, tem potencial para fazer o país aumentar os recursos na gestão de títulos verdes. “Atualmente, estima-se R$ 30 bilhões em gestão de títulos verdes no país, com grande potencial de crescimento, frente a US$ 1 trilhão de recursos investidos em fundos sustentáveis internacionais.

LEIA TAMBÉM: Marcello Brito abre congresso da ABAG dizendo não ao negacionismo ambiental

De acordo com ela, a legislação será fundamental para que o país se torne líder na agenda global da sustentabilidade, conciliando produção agropecuária com conservação ambiental. “Para isso lançamos a ferramenta AnalisaCAR. Com tecnologia de geoprocessamento, poderemos avançar na análise automatizada de cadastro ambiental, trazendo segurança jurídica e celeridade nesse processo.”

Tereza Cristina destacou, também, que o Plano Safra deste ano está mais “verde”, com a ampliação tanto do plano de agricultura de baixa emissão de carbono (o Plano ABC), como do financiamento para restauração florestal. Ela destacou ações visando a geração de energia renovável a partir de biogás e biometano.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).