Embarque de frango deve seguir forte, diz ABPA, que cita gripe aviária no Hemisfério Norte

10 de novembro de 2021

As exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 397,1 mil toneladas em outubro, alta de 24,2% ante o mesmo período do ano passado, e devem seguir fortes, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta terça-feira.

A entidade da indústria ainda indicou possíveis novas oportunidades para o Brasil no exterior, em momento em que crescem casos de gripe aviária no Hemisfério Norte.

Os focos da doença resultam em abates de criações e podem gerar embargos à produção dos países atingidos.

“Com média histórica recorde, acima das 400 mil toneladas mensais, o segundo semestre deste ano deve seguir em sólido ritmode embarques, especialmente em um momento no qual, historicamente regiões do Hemisfério Norte apresentam focos de Influenza Aviária, enfermidade da qual o Brasil é livre”, disse o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, em nota.

Em receita, as vendas de carne de frango para o mercado internacional alcançaram 715,2 milhões de dólares, desempenho 60,1% superior ao alcançado em outubro de 2020.

VEJA TAMBÉM:Syngenta escolhe ConnectFarm para plano de recuperação de terras degradadas no Brasil

No acumulado do ano (janeiro a outubro), as exportações de carne de frango alcançaram 3,864 milhões de toneladas, volume 10,45% maior em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a ABPA.

Já o faturamento acumulado nos dez primeiros meses de 2021 com as exportações da proteína somou 6,339 bilhões de dólares, saldo 25,1% maior no comparativo anual.

“Houve crescimento generalizado nos diversos destinos de exportações da carne de frango do Brasil em outubro, mantendo as projeções positivas previstas pela ABPA para o ano de 2021″, disse o presidente da associação, Ricardo Santin.

“Ao mesmo tempo, a significativa alta na receita das exportações tem equilibrado os impactos das elevações dos custos de produção acumulados desde o ano passado”, acrescentou.

der entre os principais importadores de carne de frango do Brasil, a China foi destino de 51,2 mil toneladas em outubro, volume 2,5% superior ao registrado no décimo mês de 2020. Outros destaques foram Japão, com 47,2 mil toneladas (+60,4%), Emirados Árabes Unidos, com 43,6 mil toneladas (+108,1%), África do Sul, com 23,6 mil toneladas (+1,3%), e União Europeia, com 19,7 mil toneladas (+49,6%).