Nutrien, maior produtora de potássio do mundo, afirma que pode aumentar a produção do fertilizante

Os preços do fertilizante de potássio estão perto de máximas de 10 anos nos Estados Unidos e no Brasil, impulsionados pela sanções ocidentais contra Belarus.

Da Reuters
Compartilhe esta publicação:
Visão geral mostra pilhas de resíduos na mina de potássio Belaruskali perto da cidade de Soligorsk
Visão geral mostra pilhas de resíduos na mina de potássio Belaruskali perto da cidade de Soligorsk

Os preços do fertilizante de potássio estão perto de máximas de 10 anos nos Estados Unidos e no Brasil, impulsionados pela sanções ocidentais contra Belarus

Acessibilidade


A Nutrien, maior produtora de potássio do mundo, poderá aumentar a produção em até 29% nos próximos anos, dependendo de quaisquer sanções enfrentadas por produtores como Rússia e Belarus, afirmou o CEO da empresa canadense à Reuters.

Os preços do fertilizante de potássio estão perto de máximas de 10 anos nos Estados Unidos e no Brasil, impulsionados pela sanções ocidentais contra Belarus.

A Rússia, sede de minas de potássio Uralkali e EuroChem, enfrentará possíveis sanções econômicas se invadir a Ucrânia.

Uralkali e Belarus Potash Company (BPC), juntos, respondempor mais de um terço das vendas globais de potássio, de acordo com a BMO Capital Markets.

Os preços crescentes dos fertilizantes reduziram a renda dos agricultores e contribuíram para a inflação global de alimentos.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A Nutrien pode reiniciar até 4 milhões de toneladas de capacidade anual ociosa no Canadá nos próximos anos, ao avaliar as perspectivas de longo prazo relacionadas a sanções contra concorrentes, disse o CEO interino Ken Seitz, em sua primeira entrevista desde sua promoção.

“Se estes são eventos de curta duração, não queremos gastar com pessoal e abertura de terreno”, disse ele. “Se isso vai ser um problema de longo prazo para o mercado, nós absolutamente faremos isso.”

“Nós absolutamente entraremos nesse vazio.”

Tropas russas perto da Ucrânia alimentaram temores de guerra. Os Estados Unidos e o Reino Unido estão preparados para punir elites russas próximas ao presidente Vladimir Putin com congelamento de bens e proibição de viagens se a Rússia enviar tropas para Ucrânia, disseram a Casa Branca e o governo britânico na segunda-feira.

Como primeiro passo, a Nutrien pode aumentar produção entre 700.000 e 1 milhão de toneladas no segundo semestre de 2022,com baixo custo, disse Seitz, reiterando comentários que fez no última ano.

A Nutrien produz atualmente cerca de 14 milhões de toneladas, representando 19% das vendas globais. Seitz não soube dizer em quanto tempo a Nutrien pode reiniciar o restante da sua capacidade ociosa, o que envolveria mais trabalhos.

A capacidade operacional global, no entanto, supera a demanda em mais de 10 milhões de toneladas, segundo a BMO Capital Markets. “Em uma situação normal, o mercado de potássio estaria com excesso de oferta”, disse o analista da BMO Joel Jackson. “Se eu fosse Nutrien, eu provavelmente seguraria minha decisão de expandir muito rápido.”

A produção adicional de concorrentes não será capaz de substituir totalmente a BPC, que anteriormente vendia cerca de 12,5 milhões de toneladas por ano, disse Elena Sakhnova, analista da VTB Capital.

Um porta-voz da EuroChem disse que a empresa não tem planos de acelerar o “ramp-up” de sua nova produção. Uralkali recusou-se a comentar.

Compartilhe esta publicação: