Yara compra participação de 14% na plataforma de negócios agrícolas Orbia

16 de fevereiro de 2022
Victora Klesty/Reuters

O acordo ocorre em um momento em que a Yara pretende obter 25% de suas vendas de canais online até 2025

A empresa norueguesa Yara International ASA adquiriu por um valor não divulgado uma participação de 14% na plataforma brasileira de comércio online de produtos agrícolas Orbia, de propriedade majoritária da alemã Bayer AG.

A medida, formalmente anunciada depois que as partes obtiveram a aprovação das autoridades antitruste brasileiras para o acordo, ocorre em um momento em que a Yara pretende obter 25% de suas vendas de canais online até 2025, disse o vice-presidente de Farming Solutions para Yara Américas, Cleiton Vargas, em entrevista.

“A Orbia era a empresa perfeita”, disse Vargas.

O CEO da Orbia, Ivan Moreno, disse que a Bayer e a brasileira Bravium foram igualmente diluídas para acomodar a Yara como sócia, com a empresa alemã agora possuindo 68,8% da Orbia e a Bravium detendo uma participação de 17,2%.

A Orbia acredita que uma nova geração de agricultores mais jovens comprará cada vez mais insumos online e quer capitalizar isso.

Moreno disse que o investimento da Yara na Orbia, que também lhe dá uma cadeira no conselho, permitirá à empresa “dar um salto”.

LEIA TAMBÉM: Ganhos da Yara no 4º trimestre ficam abaixo do esperado por custos do gás

“A presença da Yara reforça a credibilidade do nosso modelo de negócio”, afirmou Moreno.

No marketplace da Orbia, os agricultores podem comprar sementes, fertilizantes e pesticidas. Eles também podem comercializar soja, milho e café.

A empresa projeta que as vendas da Orbia mais que triplicarão para R$3 bilhões este ano na comparação com 2021, disse Moreno.

Depois de testar as águas no Brasil, um grande produtor de commodities agrícolas, incluindo soja, café e açúcar, a Orbia expandiu suas operações para Argentina, México e Colômbia.

No Brasil, a plataforma conta com cerca de 190 mil agricultores cadastrados.