Aquishow estreia o prêmio “Personalidades Brasileiras de Aquicultura”

25 de maio de 2022
Wenderson Araújo/CNA

O prêmio “Personalidades Brasileiras de Aquicultura” reconhece pessoas que impactam o desenvolvimento e consolidação da produção brasileira de peixes

A 11ª edição da Aquishow Brasil, o principal evento brasileiro para a aquicultura que ocorre até amanhã (26), foi marcada pela estreia do prêmio “Personalidades Brasileiras de Aquicultura”. A premiação nasceu como homenagem e leva o nome de dois importantes nomes que marcaram a história da produção de peixes no país: o engenheiro de pesca Geraldo Bernardino e a bióloga Aline Brun, uma das criadoras do Projeto Pacu, empresa que trabalha há 35 anos com reprodução e venda de alevinos e juvenis de peixes brasileiros

Foram selecionados 10 finalistas, 5 homens e 5 mulheres que atuam em diferentes áreas da aquicultura no Brasil. De acordo com os organizados, o prêmio é “um reconhecimento à contribuição de pessoas, ao desenvolvimento e consolidação da aquicultura no Brasil, que visa a homenagear anualmente as melhores entregas obtidas pela ação direta e indireta ” por essas pessoas.   

Leia mais: Do frango ao peixe: paranaense GTFoods está pronta para entrar no mercado de tilápias

Do grupo de finalistas, os dois premiados foram Ofélia Maria Campigotto e João Manoel Cordeiro Alves. A aquicultura Ofélia Maria foi selecionada como grande campeã. Ela atua há mais de 20 anos no setor e, atualmente, é presidente das entidades Acaq (Associação Catarinense de Aquicultura) e Aquipar (Associação dos Aquicultores de Gaspar). Santa Catarina é o quarto maior estado produtor de peixes cultivados. Segundo o levantamento mais recente, a região foi responsável pela produção de 48,5 mil toneladas de peixes, com destaque para a tilápia.

O zootecnista Alves é chamado no setor, carinhosamente, como o “avô da aquicultura”. É um especialista há mais de 30 anos. Hoje, ele é gerente de produtos de aquicultura da Guabi, empresa de Campinas (SP), que atua na área de nutrição e saúde animal.  Alves trabalha em parceria com universidades como Unesp (Universidade Estadual Paulista), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e outras na pesquisa e desenvolvimento de produtos para diferentes espécies de peixes e camarões.

Divulgação

Na foto, os finalistas. Com os troféus em mãos estão os dois premiados e os herdeiros de Geraldo Bernardino e Aline Brun

“Foi muito emocionante receber essas figuras. Há tempos queríamos celebrar quem realmente faz a diferença no setor de pescados. E, certamente, os vencedores representam todos os finalistas nessa importante conquista”, afirma Marilsa Fernandes, uma das organizadoras da feira.

Os troféus foram entregues a eles ontem (24), como parte da programação do primeiro dia da Aquishow Brasil, que está sendo realizada em São José do Rio Preto (SP), região que concentra um grande número de produtores de peixe nos rios Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e o Rio Grande, na divisa com Minas Gerais. Participaram como convidados de honra da cerimônia Jaime Brun, irmão de Aline, e Pedro Geraldino, filho de Geraldo, respectivamente.