Embrapa lançará soja resistente a estresse hídrico na Bahia

A variedade deve ajudar produtores que atuam em regiões com menos chuvas

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Jorge Adorno/Reuters
Jorge Adorno/Reuters

Carregamento de soja

Acessibilidade


A Embrapa Cerrados lançará na quarta-feira (1), no Bahia Farm Show, a cultivar de soja BRS 8383IPRO, uma variedade com maior resistência ao estresse hídrico que deve ajudar produtores que atuam em regiões com menos chuvas, disse a estatal hoje (30).

A cultivar, obtida por meio do programa de melhoramento genético da Embrapa, foi selecionada nas condições do Oeste baiano e possui ciclo médio, de 120 a 134 dias, “com alto teto produtivo e estabilidade de produção mesmo diante de condições de seca e temperaturas elevadas”, disse a estatal em nota.

O chefe da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, indicou o estresse hídrico como um grande desafio do Oeste da Bahia, pois é o fator que mais retira produtividade das lavouras da região.

“No programa de melhoramento genético da Embrapa, testamos os materiais com metodologias que nos permitem diagnosticar a resistência ao estresse hídrico”, disse ele.

A cultivar que será lançada no evento em Luís Eduardo Magalhães (BA), em parceria com a Fundação Bahia, apresenta ainda tolerância ao herbicida glifosato e expressa a proteína Bt, que permite oferecer proteção contra as principais lagartas da cultura da soja –nestes casos, por meio de tecnologias transgênicas.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
Compartilhe esta publicação: