Vencedores do CNA Jovem partem hoje para visitar fazendas em todo o Brasil

Grupo vai percorrer cinco estados onde os jovens conhecerão os sistemas de produção de alimentos

Redação
Compartilhe esta publicação:
Estrada de terra, plana, com cultivo nas laterais
Edson Rogerio Cardoso_EyeEm_Getty

Jovens vão conhecer propriedades rurais nas principais regiões produtoras

Acessibilidade


Os vencedores da quarta edição do CNA Jovem estão embarcando hoje (19) para uma missão técnica de 16 dias pelas principais regiões do agronegócio brasileiro. O grupo passará por Bahia, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul e encerram a missão com uma visita à sede da CNA ( Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em Brasília, no dia 5 de julho.

A viagem é o prêmio pela participação de destaque dos jovens durante as etapas estadual e nacional do CNA Jovem 2020/2021, programa de desenvolvimento de lideranças da CNA e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).  O CNA Jovem foi criado em 2014 e é destinado a quem comprove vínculo com a agropecuária e formação técnica ou superior e que tenha entre 22 e 30 anos.  Já participaram cerca de 5 mil jovens de todo o país.

LEIA MAIS:  CNA propõe ampliar a R$21,8 bi orçamento para juro subsidiado no novo Plano Safra

Os vencedores são Elienai Silva, da Bahia; Francisco Caio Vasconcelos, do Ceará; Ana Carolina Zimmermann, do Distrito Federal; Laerte Mendonça Neto, de Minas Gerais, e Lucas Dierings, do Paraná. Além de se destacarem pela originalidade e implementação de iniciativas individuais, eles foram reconhecidos também pela liderança e atuação nas dinâmicas em grupo.

“A viagem técnica nacional para os vencedores do CNA Jovem sem dúvida alguma será um marco para eles. A oportunidade de conhecer o potencial empreendedor do agronegócio de todas as regiões do país será muito importante para a carreira dos novos líderes”, diz Fernanda Nonato, coordenadora do Programa CNA Jovem.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A programação da missão técnica inclui visitas a propriedades rurais, agroindústrias e sindicatos rurais inovadores, trocas de experiências com os proprietários das fazendas, além de idas a empresas que se destacam pelo modelo de negócio e reuniões nas federações de agricultura e pecuária dos estados.

Saiba o que os jovens conhecerão em cada etapa:

Bahia – A missão terá início no oeste da Bahia, área que integra a região do Matopiba. Na programação, visita técnica ao Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e às fazendas Santa Helena e Escola DNR, ambas em Barreiras.
Em Luís Eduardo Magalhães, o grupo visitará o Sindicato dos Produtores Rurais, a sede do Senar no município, o Centro de Treinamento da ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) e a fazenda Captar Agro, considerada a maior da região, com cerca de 40 mil bovinos confinados, uma área com produção de ração e irrigação tecnológica.

Minas Gerais – O grupo conhecerá a sede do Sistema Faemg/Senar-MG em Belo Horizonte. Em seguida, segue para São Roque de Minas para visitar queijarias na região da Serra da Canastra. Em Varginha, visitam fazendas produtoras de café, a Fundação Procafé e farão uma visita guiada ao Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar, que está em construção.

Pará – A comitiva visitará a sede do Sistema Faepa-PA/Senar-PA e produtores de chocolate rústico, em Belém. No município de Capitão Poço, conhecerão uma agroindústria de polpas de açaí e a maior empresa de cítricos da região norte, a Citropar Agropecuária.

Mato Grosso do Sul – Na região Centro-Oeste, serão recepcionados pela diretoria do Sistema Famasul/Senar-MS. De lá seguem para conhecer a fazenda Sapé, em Maracaju, reconhecida pela pecuária sustentável. A programação inclui ainda um tour pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande.

Rio Grande do Sul – No estado, o grupo visita a Farsul, em Porto Alegre. A comitiva também fará visitas guiadas por vinícolas na região de Flores da Cunha e Bento Gonçalves, tradicionalmente de produção de uvas e vinhos premiados.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: