A Yara, empresa de origem norueguesa que atua em nutrição de plantas, anunciou ontem (17) uma parceria com a mineira Cooxupé (Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé) para o fornecimento de fertilizante verde. Nos próximos 18 meses, as empresas estudarão a viabilidade do fornecimento do insumo de menor pegada de carbono, além de trabalharem na adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas para diminuir a pegada climática envolvida na produção do café.
“Esta parceria com a Cooxupé é o primeiro passo da Yara na introdução de um fertilizante verde na agricultura brasileira”, diz Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil. “O acordo também é um exemplo concreto de como a colaboração entre os elos da cadeia é fundamental para transformar os sistemas globais de produção de alimentos.”
O fertilizante verde é um insumo produzido com baixa emissão de carbono, com 80% a 100% a menos quando comparado ao fertilizante convencional, com a utilização de matrizes energéticas limpas. O produto a ser entregue para a Cooxupé pode ser oriundo tanto do Complexo Industrial de Cubatão (SP) da Yara, que receberá biometano da Raízen a partir de 2023 para a fabricação de amônia e fertilizantes verdes, quanto das plantas de produção e projetos da empresa espalhados pelo mundo, como na Noruega, Holanda e Austrália.
CNH Industrial muda lideranças na América Latina
O atual presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, assumirá a América do Norte a partir do final de janeiro de 2023, após mais de uma década como presidente da América Latina. Vilmar trabalhou na CNH Industrial e em suas empresas predecessoras por mais de 31 anos em vários cargos de liderança. Ele substitui Brad Crews, cuja próxima transição para uma nova função no segmento de agricultura foi anunciada em setembro de 2022.
Em seu lugar assumirá Rafael Miotto, que passa a responder pela região da América Latina a partir de janeiro de 2023. Miotto liderou a marca New Holland Agriculture na América Latina, nos últimos cinco anos e, em seus 18 anos na empresa, adquiriu ampla experiência em vendas e marketing, pós-venda e operações comerciais.
ABPA lança guia com orientações para controle de GEEs
A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) lançou na quarta-feira (16) um guia que trata da gestão de GEE (gases do efeito estufa) no âmbito das agroindústrias e das propriedades da avicultura e da suinocultura do Brasil.
Produzido com o apoio da Flos Ambiental, empresa de Curitiba (PR) que atua no controle de passivos ambientais, o guia apresenta informações de entendimento básico sobre o que são os GEE, a Política Nacional de Mudanças Climáticas, o decreto que estabelece os “Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas” e institui o “Sistema Nacional de Redução de Emissões de GEE”, entre outros pontos.
“O Programa da ABPA busca incentivar as práticas em toda a cadeia produtiva, por meio de orientações a produtores e empresas sobre medidas e controles para o desenvolvimento sustentável”, avalia Sula Alves, diretora técnica da entidade. “O novo guia tem este propósito: colocar o setor alinhado às expectativas e metas do Brasil no âmbito da sustentabilidade.”
Coopercitrus inaugura nova fábrica de ração em SP
“Trata-se de uma das mais modernas fábricas do país, totalmente automatizada, com foco em oferecer aos cooperados ração com garantia de qualidade, preço justo e disponibilidade no momento certo”, afirma Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus. “Dessa forma, a cooperativa continua com o seu propósito de oferecer soluções integradas que agregam valor aos cooperados.”
A cooperativa possui outras quatro fábricas de ração nas cidades paulistas de Araçatuba e Votuporanga e nas mineiras de Araxá e Cássia. Juntas, as fábricas têm capacidade para produzir aproximadamente 13 mil toneladas por mês.
Mel de espécies nativas do Parque Nacional do Iguaçu ganha marca coletiva
A Apic (Associação dos Apicultores de Capanema e Região), do sudoeste do Paraná, recebeu a concessão de registro da marca coletiva “Parque Iguassu” para comercializar produtos como o mel e própolis. O pedido foi concedido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), em um processo que foi iniciado em dezembro de 2021.
Na avaliação de Tatiane Sott, da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Capanema, os produtos relacionados, como o mel e a própolis, podem impulsionar a economia local. “A utilização da marca Parque Iguassu, além de divulgar o nosso município, também demonstra o potencial da nossa cidade e região. Nosso mel é destaque e o reconhecimento tem despertado o interesse de outros produtores em relação à apicultura”, diz.
México abre mercado para a carne suína brasileira
O Mapa (Ministério da da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou na segunda-feira (14) a abertura do mercado do México para a carne suína brasileira.
Segundo a SCRI (Secretaria de Relações Internacionais) do órgão, a abertura faz com que o Brasil possa “contribuir ainda mais para o combate à inflação e a garantia de segurança alimentar no México”.
Elanco e Tonisity formam parceria
A Elanco, empresa global de saúde animal, e a Tonisity, empresa irlandesa de biotecnologia para nutrição e saúde animal , fecharam um contrato de “promoção e distribuição” para suplementos alimentares voltados à leitões.
Pelos termos do acordo, a Elanco será distribuidora exclusiva dos produtos Tonisity para suinocultura no Brasil e também Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Holanda.
Helm lança aplicativo de ferramenta de agricultura de precisão
A Helm, empresa familiar alemã de defensivos com atuação no Brasil, lançou nesta semana um aplicativo móvel para sua ferramenta de agricultura de precisão e monitoramento. Ele possibilita ações como monitorar a lavoura, planejar as atividades semanais e compartilhar informações com a equipe.
“O aplicativo móvel transforma a ferramenta em um centro de dados colaborativo que conecta todas as informações agronômicas e atividades que ocorrem na fazenda”, explica André Salvador, responsável global da ferramenta e doutor em agricultura de precisão. “Possibilita transformar observações em tarefas, atribuindo aos funcionários em poucos segundos de qualquer lugar da propriedade, facilitando a tomada de decisões agronômicas e o gerenciamento de culturas.”
O aplicativo é gratuito e está disponível na App Store e no Google Play.
Sicredi tem aumento de 53% no financiamento a pequenos agricultores
O Sicredi, instituição financeira cooperativa cerca de de 6 milhões de associados em todos os estados brasileiros, disponibilizou no primeiro trimestre do Plano Safra 22/23 mais de R$ 5,8 bilhões à agricultura familiar por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O total de crédito liberado pelo programa foi 53% maior em comparação ao mesmo período anterior.
“Os números mais uma vez atestam toda a atenção que temos com o público agro, em especial com os pequenos produtores, que são fundamentais para a cadeia do segmento no país”, afirma Luis Henrique Veit, superintendente de agronegócio do Sicredi.
Durante o primeiro trimestre do Plano Safra 22/23 Sicredi foram realizadas 86,6 mil operações de crédito via Pronaf, o que representa um aumento de 17% em relação à safra anterior.
Minerva Foods exporta primeiro lote de carne brasileira carbono neutro
A Minerva Foods, uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura, anunciou nesta semana o seu primeiro embarque de produto certificado Carbono Neutro a partir de suas operações no Brasil, com destino aos Estados Unidos.
O embarque teve como origem a unidade de Araguaína (TO) e os cortes exportados são da marca Minerva, destinados à indústria para a produção de alimentos preparados.
A conquista da certificação ocorreu por meio do Programa Renove, desenvolvido pela Minerva Foods. A iniciativa visa o engajamento e atuação colaborativa com os pecuaristas fornecedores da empresa na implementação de uma pecuária de baixa emissão de carbono. Para receber o selo CO2 Neutral foram mensuradas as emissões geradas ao longo de todo o processo produtivo, desde as propriedades rurais, passando pelo processamento e o transporte até o destino final
Recebimento de cacau nacional aumentou 10,5% em outubro
O volume recebido de amêndoas nacionais de cacau passou de 15.201 toneladas para 16.810 toneladas em outubro, segundo dados da AIPC (Associação Nacional das Indústrias Processadoras de cacau). O aumento representa 10,5% a mais do que o recebido em setembro.
“O resultado na produção de amêndoas é o eflexo dos investimentos nos últimos anos, que vem consolidando uma melhora gradativa na produtividade e consequentemente no volume produzido”, explica Anna Paula Losi, diretora-executiva AIPC.
Entre janeiro e outubro de 2022 a moagem de amêndoas ficou em 186.122 toneladas, um recuo pequeno de aproximadamente 0,4% em relação às 187.030 toneladas do mesmo período anterior.
Cerimônia vai decidir quais são as melhores amêndoas de cacau do Brasil
O evento é representado pelo CNQCE (Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial), grupo criado em 2018 e composto por especialistas de entidades como CIC (Centro de Inovação do Cacau) e Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).
“O prêmio trouxe clientes além das moageiras”, afirma a produtora baiana Cláudia Sá, vencedora na categoria varietal do ano passado. “Nada é mais gratificante para o produtor de cacau do que ter no rótulo do chocolate o nome da sua fazenda.”
Campanha contra febre aftosa já imunizou quase 3 milhões de animais
“Os números estão dentro do esperado em relação à campanha de vacinação de maio”, afirma Breno Welter, médico-veterinário e gerente do PEEFA (Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa). “Muitos produtores deixam para realizar e até mesmo declarar a vacinação nos últimos dias de campanha. Continuamos visualizando índices superiores aos 99% até o final da etapa”, completa o gerente.
O volume equivale a 27,82% do rebanho paulista. O produtor tem até 7 de dezembro para realizar a declaração da vacinação, preferencialmente por meio eletrônico, através do Gedave
Receita de exportações de ovos cresce 26,6% em outubro
A receita das exportações brasileiras de ovos totalizaram em outubro US$ 1,725 milhão (aproximadamente R$ 9,3 milhões), segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). O número supera em 26,6% o resultado alcançado no mesmo período do ano passado, com US$ 1,363 milhão (cerca de R$ 7,37 milhões).
“As vendas internacionais de ovos e ovo-produto do Brasil estão ganhando nova configuração, com uma expressiva elevação da relevância do mercado japonês para os resultados do ano, assim como está ocorrendo com o Catar, que aumentou sua demanda diante do grande volume de visitantes estrangeiros com o evento esportivo internacional”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.