Essa rodada, liderada pela Princeville Capital, elevou o financiamento total da NotCo para pouco mais de US$ 400 milhões (R$ 2,1 bilhões). Os patrocinadores anteriores da empresa de proteína alternativa incluem o quarto homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, por meio da Bezos Expeditions, mais a Tiger Global Management, Union Square Hospitality Group, L.Catterton e a Trousdale Ventures. A companhia está presente em 12 países, incluindo o Brasil. (No país, é possível encontrar produtos em redes como Pão de Açúcar, Saint Marche e Natural da Terra, entre outras, e também via e-commerce).
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Conjunto de dados proprietário para P&D
O cofundador e CEO da NotCo, Matias Muchnick, diz que sua plataforma Giuseppe pode acelerar a P&D (pesquisa e desenvolvimento) usando aprendizado de máquina e algoritmo, já que seu crescente banco de dados contém perfis de sabor, funcionalidades e informações de composição de milhares de ingredientes à base de plantas.
“É muito eficiente fazer sob medida [para nossos clientes B2B]. Em vez de confiar em apenas um especialista em sabor”, explicou Muchnick: “agora, eles estão trabalhando com quatro a cinco categorias de sabores, por meio de nossa tecnologia para otimizar sua P&D”.
A plataforma AI da NotCo consiste em quatro módulos projetados para diferentes propósitos: Biagio, que gera formulações à base de plantas para proteínas animais; Descoberta que ajuda os cientistas de alimentos a entender melhor os ingredientes para dimensionar produtos; Toolbox, que permite às marcas desenvolver protótipos que melhor imitam as texturas e funcionalidades dos produtos de origem animal; e Flora, que mapeia compostos aromáticos naturalmente presentes nos alimentos.
Além da Giuseppe, suportar um ambiente econômico desafiador no curto prazo para garantir fluxo de caixa saudável e lucratividade futura é outra razão importante pela qual a NotCo decidiu estender seu aumento da série D. Muchnick mencionou que isso também ajudará a empresa a se preparar melhor para um IPO em breve.
“Já tínhamos um plano completo para um IPO até 2025”, disse ele. “Leva tempo e um processo adequado para abrir o capital de uma empresa, portanto, cultivar essa disciplina antecipadamente nos permite estar mais preparados e manter nossa competitividade.”
* Douglas Yu é colaborador da Forbes EUA, jornalista especializado em alimentos, bebidas, empreendedorismo e capital de risco. Escreve, também, para a NPR Marketplace, Bloomberg Radio e The Washington Post.