5 tecnologias de alimentos para conter as mudanças climáticas

21 de janeiro de 2023
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Matias Viel, CEO da Beeflow, empresa com sede em Los Angeles, estudou os principais impulsionadores da polinização

Embora o ano tenha acabado de começar, já estamos enfrentando um prazo iminente. A humanidade tem até o final desta década – apenas sete anos – para conter o pior da crise climática. Responsável por um terço das emissões globais, o sistema alimentar desempenha um papel inegavelmente significativo neste problema crítico. No entanto, as soluções estão à vista. Confira cinco grandes tendências de inovação que podem ajudar a conter o pior do impacto climático.

Biomimética

Em sua forma mais simples, a biomimética significa estudar e imitar os processos biológicos e químicos da natureza para projetar sistemas, estruturas e estratégias de sustentabilidade. Exemplos arquitetônicos incluem o Estádio Nacional de Pequim (projetado para imitar o isolamento de um ninho de pássaro) e a Torre Eiffel em Paris (modelada a partir de um fêmur humano para estabilidade estrutural). O mercado de biomimética médica (pense em engenharia de tecidos e regeneração de órgãos) é superior a US$ 32 bilhões (R$ 167 bilhões na cotação atual).

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A biomimética fornece uma maior compreensão científica dos mecanismos de comunicação química e molecular na natureza, que podem impactar positivamente o sistema alimentar. Ela será cada vez mais utilizada para desenvolver tecnologias inteligentes para o clima em alimentos e agricultura. Empreendedores e cientistas estão aprendendo a replicar o melhor da natureza de forma harmoniosa para inovar no sistema alimentar para solos, cursos de água e muito mais coisas saudáveis. A agricultura regenerativa é um exemplo de tecnologia biomimética no campo.

A Beeflow, uma empresa com sede em Los Angeles, estudou os principais impulsionadores da polinização, incluindo os sinais químicos enviados entre as abelhas e as flores para tornar a polinização mais bem-sucedida. A empresa vende produtos de matéria-prima apícola para culturas importantes, como abacate, morango, amêndoa entre outras.

O fundador e CEO, Matias Viel, compartilha: “Entender como as abelhas e as plantas se comunicam por meio dos voláteis das flores nos ajudou a desenvolver tecnologias de polinização que aumentam, em média, 32% o rendimento das colheitas para os agricultores que trabalham com os programas de polinização Beeflow”. Isso combate a crise climática, reduzindo a aplicação de pesticidas e fertilizantes químicos. Outras startups a serem observadas, e que estão neste caminho, são a Sound Agriculture, Provivi, Invaio e Pivot Bio.

Repensando a produção de commodities básicas – com fungos

Procuraremos, cada vez mais, maneiras novas e inovadoras de produzir localmente ingredientes usando micélio. O micélio é a estrutura semelhante a uma raiz que normalmente cresce no subsolo e sustenta o que vemos acima do solo – os cogumelos. A micoproteína é uma fonte de alimento com alto teor de proteínas e fibras que tem baixo impacto ambiental e pode ser produzida em ambientes flexíveis.

Kwany Lui, da Nature’s Fynd, acredita que a micoproteína será uma importante fonte de alimento em um mundo em mudança. Ela diz: “Por milhares de anos, os humanos contaram com um pequeno grupo de animais e plantas para alimentar nossa população crescente, o que contribuiu ainda mais para as mudanças climáticas e a necessidade de novas soluções alimentares”.

A Nature’s Fynd, uma empresa de alimentos com sede em Chicago, com a missão de nutrir as pessoas e cuidar do planeta, produz uma proteína à base de fungos chamada Fy. Ela é apoiada pelas empresas de investimento de Bill Gates e Al Gore. Os produtos incluem laticínios e carne, em substituições utilizando a micoproteína Fy, originalmente encontrada no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA.

Existem muitos exemplos de commodities globais “repensadas” com um modelo baseado em fermentação, incluindo C16 Biosciences (óleo de palma), Minus (café) e Hyfé Foods (trigo).

Recriar categorias com diversas fontes de alimentos à base de plantas

Cerca de 75% da dieta humana atual consiste em apenas 12 plantas e 5 espécies animais. Pense em soja, milho, trigo e carne bovina. Historicamente, essas culturas forneceram calorias baratas à humanidade, resultando em algumas das taxas de fome mais baixas da história da humanidade. Mas a fome agora está aumentando e o domínio da monocultura vem impulsionando uma crise de saúde e planetária. Diversificar as fontes de alimentos é um passo crítico para alimentar o planeta de forma saudável e sustentável.

A frequência crescente de alergias alimentares e o aumento de dietas flexitarianas, juntamente com a mudança demográfica global, significa que veremos mais alimentos ricos em plantas e biodiversos chegando aos nossos pratos. O clima vai exigir isso. O World Wildlife Fund catalogou os 50 alimentos do futuro em um relatório que afirmava que “de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), existem entre 20 mil e 50 mil espécies de plantas comestíveis descobertas, das quais apenas 150 a 200 são consumidas regularmente por humanos”. O aumento do consumo de uma variedade de plantas é uma estratégia fundamental para enriquecer os solos e enfrentar as mudanças climáticas.

Muitas marcas lançadas na última década utilizam diversos ingredientes e recriam categorias básicas. Um dos pioneiros na categoria de lanches sem glúten é a Simple Mills, com sede em Chicago. Lançada por Katlin Smith em 2012, a empresa distribui seus produtos em mais de 28 mil lojas nos EUA.

Um de seus produtos mais recentes utiliza farinha de semente de melancia, densa em nutrientes, e açúcar de coco cultivados usando práticas que visam promover a agricultura regenerativa. Outro exemplo é a Siete Alimentos. A empresa foi lançada em 2014 com a missão de internalizar nos EUA alimentos mexicanos-americanos melhores. A Siete usa ingredientes resistentes ao clima, como mandioca e chia, como base para uma dieta mais diversificada, e seus produtos estão disponíveis em mais de 16 mil lojas.

Inteligência Artificial (IA) para lidar com o desperdício de alimentos

Este pode ser o ano em que as máquinas inteligentes resolverão o problema do desperdício de alimentos de uma vez por todas? Sem dúvida, veremos a crescente importância da IA ​​no monitoramento e gerenciamento da segurança alimentar, desenvolvimento de receitas e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Mas e o Santo Graal? A resposta é: gestão de resíduos alimentares. Mais de 20% dos alimentos nos EUA acabam em aterros sanitários, representando entre 8-10% das emissões globais, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

As startups que abordam o desperdício de alimentos por meio de análise preditiva e IA ganharão o domínio do mercado e abordarão questões espinhosas que os participantes da cadeia de suprimentos, de agricultores a varejistas, tiveram dificuldade em esconder até agora. E há valor econômico a ser colhido. A McKinsey estima que US$ 127 bilhões (R$ 661 bilhões) adicionais em receitas de primeira linha poderiam ser gerados até 2030, caso a IA fosse aplicada para gerenciar os resíduos da fazenda à mesa.

Um exemplo é a Afresh, uma empresa de software que usa a tecnologia de IA para reduzir o desperdício de alimentos, simplificando a previsão e o gerenciamento de estoque em varejistas desses produtos. A utilização de dados e IA ajudou a Afresh a economizar mais de 30 milhões de libras (cerca de 15 mil toneladas) em produtos até o momento.

O CEO Matt Schwarz compartilhou: “O desperdício de alimentos geralmente é impulsionado por um fator invisível: más decisões. As pessoas decidem comprar demais, varejistas e distribuidores encomendam demais e os produtores cultivam demais. A IA otimiza a tomada de decisões – portanto, quando aplicada a alimentos, tem o potencial de evitar bilhões de quilos de desperdício de alimentos anualmente”.

Grandes players de tecnologia também estão ativos neste espaço. A agtech do Google, a Mineral, está se mostrando mais. De acordo com a Agfunder, a “Mineral visa fornecer dados e análises fundamentais e acionáveis ​​para empresas de alimentos, agricultura e tecnologia”. A empresa já mapeou e analisou 10% das terras agrícolas do mundo.

Desenvolvimento de produtos climáticos como prioridade

Quase todas as empresas da Fortune 500 fizeram uma promessa pública sobre o clima. No entanto, muitos estão fora do caminho em suas metas climáticas para 2030. Por que? A maior parte do impacto climático ocorre no Escopo 3 da cadeia de suprimentos de uma empresa – e é onde eles têm menos visibilidade da cadeia de suprimentos.

Além disso, lidar com as emissões do Escopo 3 significa mudar as origens e os ingredientes dos alimentos. É difícil religar as cadeias de suprimentos e criar receitas favoráveis ​​ao clima para produtos produzidos em massa para empresas como McDonalds, Coca Cola ou Mondelez.

Para atingir as metas climáticas globais, veremos novos produtos nas prateleiras que foram criados a partir da cadeia de suprimentos agrícola, com base em ingredientes sustentáveis ​​e ecológicos como primeiro princípio. Com menos de uma década para enfrentar o pior da crise climática, contaremos com os empreendedores para criar cadeias de suprimentos que priorizam o clima e desenvolver seus produtos em torno disso.

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Jullia Collins, da Planet FWD, criou uma startup de tecnologia que gerencia carbono para empresas de consumo

Considere a Planet FWD, uma empresa de tecnologia que gerencia carbono para empresas de consumo. Para demonstrar o software, a fundadora Julia Collins desenvolveu uma empresa de lanches de prova de conceito chamada Moonshot, como a primeira marca de lanches ecologicamente correta.

“O movimento do consumidor amigo do clima está na linha de partida, a corrida está apenas começando”, compartilhou Collins. “Os consumidores estão mais sintonizados com o impacto climático de uma empresa do que nunca e estão procurando marcas para agir. Agora é a hora das empresas entenderem e priorizarem a descarbonização das emissões de sua cadeia de suprimentos (também conhecida como Escopo 3), que contribui com até 89% das emissões de produtos de consumo em média.” Exemplos adicionais de empresas neste espaço incluem Patagonia/Patagonia Provisions, Blue Apron e Do Good Chicken.

O tempo está passando rápido e a inovação do sistema alimentar será a chave para enfrentar a crise climática. Ampliar essas tecnologias – da biomimética à inovação de commodities baseadas em micélio, dietas diversificadas, IA para lidar com o desperdício de alimentos e desenvolvimento de produtos que priorizam o clima – pode nos dar tempo nessa corrida.

* Shayna Harris é colaboradora da Forbes EUA, escreve sobre tecnologias e transformação das cadeias alimentares e é sócia-gerente da Supply Change Capital, empresa que investe na transformação dos alimentos.