Forbes Global 2000: 10 maiores empresas de alimentos faturam US$ 523 bi

Apresentado por
9 de junho de 2023
Getty Images

As maiores empresas de alimentos do mundo correm para seduzir o consumidor

Na 20ª edição da lista Forbes Global 2000, as maiores empresas de alimentos do mundo em 2023 mostram que a crescente inflação manteve o crescimento da indústria de alimentos e bebidas ao redor do mundo. As 10 maiores empresas de alimentos faturam US$ 523 bilhões (R$ 2,563 trilhões na cotação atual), com lucro de US$ 47,8 bilhões (R$ 234,2 Bilhões). Mas, estendendo a lista para as 25 principais empresas do setor, a receita no último ano vai a US$ 1,8 trilhão (R$ 8,9 trilhões), enquanto os lucros ultrapassaram a marca de US$ 160 bilhões (R$ 788 bilhões).

A Nestlé é a maior empresa de alimentos do mundo – título que o conglomerado com sede na Suíça mantém há mais de uma década. Nesta edição da lista Forbes Global 2000, das maiores empresas de capital aberto públicas do mundo, a líder no setor de alimentos e bebidas alcançou uma receita de US$ 98 bilhões (R$ 482,5 bilhões) em vendas. A Nestlé opera um grande negócio de água engarrafada e é proprietária da marca de café Nespresso, além de produtos congelados como Hot Pockets, Stouffer’s e DiGiorno.

Leia também:

O maior mercado para a Nestlé são os Estados Unidos, onde possui 62 fábricas. No Brasil desde 1875, são 20 unidades, com a primeira construída em 1921. O lucro líquido global da Nestlé no ano passado ultrapassou US$ 9,7 bilhões (R$ 48 bilhões). Essa é uma das principais métricas que a Forbes utiliza todos os anos para analisar empresas como parte da lista Forbes Global 2000.  Na lista geral, a Nestlé ficou em 50º lugar, caindo do 46º lugar. Na primeira lista Forbes Global 2000, publicada em 2003, a Nestlé era a segunda maior empresa de alimentos e ocupava o 31º lugar na lista geral.

A Nestlé foi brevemente destronada pela Anheuser-Busch InBev em 2018, mas se recuperou em seguida, mantendo o título de maior empresa de alimentos por mais de uma década. Este ano, a AB InBev ficou em segundo lugar, com um faturamento de US$ 57 bilhões (R$ 280,6 bilhões) em vendas anuais, um aumento de US$ 3 bilhões em relação ao ano anterior, quando clubes e bares se recuperaram dos fechamentos causados pela pandemia.

Inscreva sua empresa ou cooperativa no Forbes Agro100 utilizando este link

A Pepsi, que brigou com a AB InBev pela segunda e terceira posições nos últimos anos, caiu para o terceiro lugar neste ano, embora a receita tenha aumentado US$ 8 bilhões, chegando a um total de US$ 88 bilhões (R$ 433 bilhões). A AB InBev possui mais ativos e teve um aumento maior nos lucros, o que ajudou o conglomerado de cerveja a superar a Pepsi na classificação deste ano.

Completando a lista estão outras grandes empresas de alimentos, incluindo Danone, General Mills, Mondelez, Tyson Foods, JBS e Kraft-Heinz. Um dos quatro fatores considerados na classificação Forbes Global 2000 é o valor de mercado. Como setor, as principais empresas de alimentos controlam US$ 3,7 trilhões (R$ 18,2 trilhões) do mercado, um aumento de quase 3% no último ano, em comparação com o aumento de mais de 4% do S&P 500 no mesmo período.

Esse desempenho foi impulsionado pela inflação e pelos aumentos de preços repassados aos consumidores pelas empresas. O melhor desempenho do grupo foi da Nestlé. O pior desempenho foi da empresa brasileira Marfrig, que é dona da National Beef, sediada em Kansas City, Missouri, à medida que o mercado de carne bovina dos EUA diminuiu.

Como é feito o ranking Global 2000

O Global 2000 classifica as maiores empresas do mundo usando quatro métricas: vendas, lucros, ativos e valor de mercado. Como grupo, as empresas da lista de 2023 somam US$ 50,8 trilhões (R$ 250 trilhões) em vendas, US$ 4,4 trilhões (R$ 21,6 trilhões) em lucros, US$ 231 trilhões (R$ 1,137 quatrilhão) em ativos e US$ 74 trilhões (R$ 364,3 trilhões) em valor de mercado.

Os lucros, ativos e valor de mercado cumulativos estão um pouco abaixo em relação ao ano passado, embora seja a primeira vez que a receita total ultrapassa US$ 50 trilhões (R$ 246,1 trilhões). Há 58 países representados pelas empresas de capital aberto na lista. Os Estados Unidos lideram com 611 empresas no ranking, seguidos pela China com 346 empresas do Global 2000.

A Forbes utilizou os dados financeiros mais recentes dos últimos 12 meses disponíveis até 5 de maio de 2023 para calcular os fatores utilizados em nossa classificação.

Confira o que é cada uma no Top 10 da alimentação:

1 – Nestlé - 49ª no ranking geral Receita: US$ 98,87 bi Lucro: US$ 9,71 bi Ativos: US$ 146,11 bi Valor de mercado: US$ 337,66 bi A Nestlé SA é uma empresa de nutrição, saúde e bem-estar, que se dedica à fabricação, fornecimento e produção de pratos prontos e auxílios culinários, produtos à base de leite, produtos farmacêuticos e produtos oftálmicos, alimentos infantis e cereais. O portfólio de produtos da empresa inclui bebidas em pó e líquidas, água, produtos lácteos e sorvetes, ciência da nutrição e saúde, pratos prontos e auxílios culinários, confeitaria e cuidados com animais de estimação. Ela opera por meio dos seguintes segmentos: Zona EMENA, Zona Américas, Zona Ásia, Oceania e África, Nestlé Waters, Nestlé Nutrition e Outros Negócios. O segmento de Outros Negócios é composto pela Nespresso, Nestlé Health Science e Nestlé Skin Health. A empresa foi fundada por Henri Nestlé em 1866 e tem sede em Vevey, Suíça. more
2 – Anheuser-Busch InBev - 72ª no ranking geral Receita: US$ 57,83 bi Lucro: US$ 6,06 bi Ativos: US$ 214,82 bi Valor de mercado: US$ 128,21 bi A Anheuser-Busch InBev SA/NV atua como uma empresa controladora, que se dedica à fabricação e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Ela opera por meio dos seguintes segmentos geográficos: América do Norte, América Latina Oeste, América Latina Norte, América Latina Sul, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Ásia-Pacífico e Exportação Global e Empresas Controladoras. O segmento de Exportação Global e Empresas Controladoras inclui a sede global e os negócios de exportação em outros países. Suas marcas incluem Budweiser, Corona e Stella Artois; marcas multi-país como Beck's, Castle, Castle Lite, Hoegaarden e Leffe; e campeãs locais, como Aguila, Antarctica, Bud Light, Brahma, Cass, Chernigivske, Cristal, Harbin, Jupiler, Klinskoye, Michelob Ultra, Modelo Especial, Quilmes, Victoria, Sedrin, Sibirskaya Korona e Skol. A empresa foi fundada em 2 de agosto de 1977 e tem sede em Leuven, Bélgica. more
3 – Pepsico - 82ª no ranking geral Receita: US$ 88,05 bi Lucro: US$ 6,58 bi Ativos: US$ 93,04 bi Valor de mercado: US$ 267,48 bi A PepsiCo, Inc. atua na fabricação, marketing, distribuição e venda de bebidas, alimentos e snacks. Tem um portfólio complementar de marcas, incluindo Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. Opera por meio de segmentos de negócios como Frito-Lay América do Norte; Quaker Foods América do Norte; Bebidas América do Norte; América Latina; Europa Subsaariana; e Ásia, Oriente Médio e Norte da África. A marca processa cereais, como arroz e massas, com marcas como Lay's, Kurkure, Chipsy, Doritos, Cheetos e Crunchy, entre outras. Em bebidas, xaropes e produtos finais é dona de marcas como Pepsi, Gatorade, Mountain Dew, Diet Pepsi, Aquafina, Diet Mountain Dew, Tropicana Pure Premium, Sierra Mist e Mug. A empresa foi fundada por Donald M. Kendall, Sr. e Herman W. Lay em 1965 e tem sede em Purchase, NY. more
4 – Coca-Cola - 96ª no ranking geral Receita: US$ 43,3 bi Lucro: US$ 9,87 bi Ativos: US$ 97,4 bi Valor de mercado: US$ 276,86 bi A The Coca-Cola Co. é uma empresa de bebidas não alcoólicas, que se dedica à fabricação, comercialização e venda de bebidas não alcoólicas, incluindo refrigerantes, água, água aromatizada e bebidas esportivas, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas, chá, café e energéticos. Suas marcas incluem Coca-Cola, Diet Coke, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Minute Maid, Georgia, Powerade, Del Valle, Schweppes, Aquarius, Minute Maid Pulpy, Dasani, Simply, Glaceau Vitaminwater, Bonaqua, Gold Peak, Fuze Tea, Glaceau Smartwater e Ice Dew. A empresa opera através dos seguintes segmentos: Eurásia e África, Europa, América Latina, América do Norte, Ásia-Pacífico, Investimentos em Engarrafamento e Empreendimentos Globais. A empresa foi fundada por Asa Griggs Candler em 1886 e tem sede em Atlanta, Geórgia.more
5 – Mondelez - 192ª no ranking geral Receita: US$ 32,9 bi Lucro: US$ 3,94 bi Ativos: US$ 72,79 bi Valor de mercado: US$ 105,03 bi A Mondelez International, Inc. atua na fabricação e marketing de produtos de alimentos e bebidas, principalmente snacks. Ela opera por meio dos seguintes segmentos geográficos: América Latina; Ásia, Oriente Médio e África; Europa; e América do Norte. Seus produtos incluem bebidas, biscoitos, refeições, chocolate, gomas e doces. Suas marcas incluem, entre outras, Nabisco, Oreo e biscoitos LU; Cadbury, Cadbury Dairy Milk e chocolates Milka; e goma Trident. A empresa foi fundada por James Lewis Kraft em 1903 e tem sede em Deerfield, IL. more
6 – Kraft Heinz - 252ª no ranking geral Receita: US$ 26,93 bi Lucro: US$ 2,42 bi Ativos: US$ 90,94 bi Valor de mercado: US$ 50,71 bi A Kraft Heinz Co. atua na fabricação e comercialização de produtos alimentícios e bebidas. Ela opera através dos seguintes segmentos geográficos: Estados Unidos, Canadá, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Resto do Mundo. O segmento Resto do Mundo é composto pelos segmentos da América Latina e Ásia-Pacífico. Seus produtos incluem condimentos e molhos, queijos e laticínios, refeições ambientes, refeições congeladas e resfriadas, além de produtos para bebês e nutrição. A empresa foi fundada em 2 de julho de 2015 e tem sede em Pittsburgh, PA more
7 – General Mills - 386ª no ranking geral Receita: US$ 19,95 bi Lucro: US$ 2,8 bi Ativos: US$ 31,2 bi Valor de mercado: US$ 52,75 bi A General Mills, Inc. dedica-se à fabricação e marketing de alimentos de consumo com marcas próprias vendidas em lojas de varejo. Ela opera por meio dos seguintes segmentos: Varejo da América do Norte; Lojas de Conveniência e Serviços de Alimentação; Europa e Austrália; Ásia e América Latina; e Pet. Atua nos segmentos de cereais prontos para consumo, snacks, iogurte, refeições congeladas, massas e misturas, sorvetes, vegetais em conserva, snacks de grãos, sobremesas e bebidas saudáveis. O segmento Pet é majoritariamente concentrado nos EUA, com cadeias de lojas. A empresa foi fundada por Cadwallader C. Washburn em 1866 e tem sede em Minneapolis, MN. more
8 – Tyson Foods - 392ª no ranking geral Receita: US$ 53,61 bi Lucro: US$ 2,43 bi Ativos: US$ 36,68 bi Valor de mercado: US$ 21,16 bi A Tyson Foods, Inc. atua na produção de alimentos processados. Ela opera através dos seguintes segmentos: frango, carne bovina, carne suína e alimentos preparados. O segmento de Frango envolve operações domésticas relacionadas à criação e processamento de frangos vivos em produtos frescos, congelados e de valor agregado. O segmento de carne bovina inclui operações com gado vivo, rações e processamento. O mesmo modelo é adotado para suínos. O segmento de alimentos preparados fabrica e comercializa produtos congelados e refrigerados, além de operações logísticas para movimentação da cadeia de suprimentos. A empresa foi fundada por John W. Tyson em 1935 e tem sede em Springdale, AR. more
9 – Danone - 430ª no ranking geral Receita: US$ 29,07 bi Lucro: US$ 993,2 milhões Ativos: US$ 48,33 bi Valor de mercado: US$ 42,51 bi A Danone SA atua na indústria de processamento de alimentos. Ela opera por meio das seguintes divisões: Produtos Lácteos Frescos, Águas, Nutrição Infantil e Nutrição Médica. A divisão de Produtos Lácteos Frescos produz e comercializa iogurtes, produtos lácteos frescos fermentados e outros produtos lácteos frescos especializados. A divisão de Águas compreende o negócio de águas naturais, juntamente com bebidas à base de água. A divisão de Nutrição Infantil se concentra em alimentos especializados para bebês e crianças pequenas, complementando a amamentação e sempre seguindo o Código da Organização Mundial da Saúde e as leis locais. A divisão de Nutrição Médica se concentra principalmente em pessoas que estão recebendo tratamento médico, bebês com certas doenças e idosos frágeis. A Danone foi fundada em 2 de fevereiro de 1899 e tem sede em Paris, França. more
10 – JBS - 563ª no ranking geral Receita: US$ 72,58 bi Lucro: US$ 2,99 bi Ativos: US$ 39,42 bi Valor de mercado: US$ 8,16 bi A JBS SA atua no processamento de carne bovina, suína, ovina, frango, além de produzir produtos alimentícios com valor agregado e conveniência. Ela opera através dos seguintes segmentos de negócios: Brasil, Seara, Beef USA, Pork USA, Chicken USA e Outros. O segmento Brasil inclui todas as atividades operacionais da empresa e suas subsidiárias, principalmente representadas por instalações de abate, armazenamento a frio, processamento de carne, gordura, produção de ração e subprodutos de carne bovina, como couro, colágeno e outros produtos produzidos no Brasil. O segmento Seara inclui todas as atividades operacionais da Seara e suas subsidiárias, principalmente representadas pelo processamento de frango e suíno, produção e comercialização de produtos alimentícios. O segmento Beef USA inclui as operações da JBS USA, incluindo Austrália e Canadá também, relacionadas ao processamento de carne bovina: abate, armazenamento a frio, produção e outros subprodutos de carne bovina, além de serviços de engorda de gado. O segmento Pork USA inclui as operações de suínos da JBS USA, incluindo Plumrose e Austrália também, relacionadas ao abate, armazenamento a frio, produção e comercialização de produtos alimentícios. O segmento Chicken USA inclui as operações da PPC, incluindo Moy Park e Tulip também, principalmente representadas pelo processamento de frango, produção e comercialização de produtos alimentícios nos Estados Unidos, México, Reino Unido e França. A empresa foi fundada por José Batista Sobrinho em 1953 e tem sede em São Paulo, Brasil. more