Quem é Rodrigo Carbajal, o produtor da Patagônia argentina que fez um gin peculiar

27 de agosto de 2023

Rodrigo Carbajal tem 50 anos e se define como um “empreendedor-empresário”

Rodrigo Carbajal possui uma casa e uma fazenda às margens da emblemática Rota 40, em El Bolsón, um dos lugares mais bonitos da Patagônia. Rodeado de zimbro, planta lenhosa que fornece frutos silvestres para a gastronomia, medicina ancestral e destilados, é ali que o argentino vive e onde montou a sua microdestilaria.

Um dia em sua vida está longe de viagens de ônibus ou longas viagens de carro para chegar ao trabalho. Depois do café da manhã, sempre com uma infusão, pão e doces caseiros, sai em direção ao rancho acompanhado pelos seus dois pastores. No caminho, se liga “a todo o ambiente natural, às nascentes de água, com o seu som relaxante, à vista para a serra (você pode ver até as montanhas Piltriquitron). Se ouve o pica-pau trabalhando, além de beija-flores e codornas californianas”, diz.

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Em sua fazenda convivem zimbros com árvores frutíferas e outras espécies nativas como coihues, radales, maitenes, ciprestes e pinheiros. Não só isso: tem dois pomares, um pequeno à entrada da casa, e outro maior onde se cultivam erva-doce, sálvia, alecrim, tomilho, plantas de framboesa, morangos, nabos. Eles são utilizados para consumo familiar e alguns como ingredientes nos produtos que fabricam no estabelecimento.

Rodrigo tem 50 anos e se define como um empreendedor-empresário. Os primórdios do negócio familiar remontam à plantação de zimbros há várias décadas pelo seu avô na região de El Bolsón. No campo, os aromáticos e medicinais, como alecrim, manjericão, coentro e erva-doce, inspiraram-no a elaborar um gin totalmente artesanal e autenticamente patagônico.

Confira os melhores rótulos de gins abaixo. Saúde!

Hooghoudt 23 anos Cask Strength Barrel-Aged Genever
Westbourne Strength Gin de Martin Miller
Bristow Gin
Spirit of HVEN Organic Gin
Wikinger Noorgaard Gin

Em bate-papo com a Forbes Argentina, Rodrigo revelou sobre suas criações e também sobre como comercializar bagas de zimbro, algo que o posicionou como um empreendedor original.

Conte-nos um pouco sobre como surgiu esse projeto

Tudo começou no final de 2019, início de 2020. Quando estourou a pandemia aqui na região, naquela época eu tinha um bar onde fazia cerveja artesanal que ainda não tinha marca, só era fornecida no estabelecimento. Fui obrigado a fechá-lo. Para tudo isto, já tinha comprado na Espanha um alambique de cobre, para destilações pequenas e caseiras. Assim, em plena pandemia, começamos a fazer vinho de framboesa e almíscar, que é feito com um processo de fermentação semelhante ao da produção de cerveja. Depois, passamos a mexer na destilação e de alguma forma a brincar com o alambique, onde destilávamos o que fermentávamos para obter álcool. E envelhecíamos em barricas de carvalho. E foi assim que surgiu a proposta: porque não fazer um gin, já que tínhamos bagas de zimbro do nosso próprio cultivo?

Na procura de um gin que expressasse a magia do ambiente nas suas notas sensorias, iniciou-se um caminho de aprendizagem e melhoria contínua. Fomos ajustando a receita, os ingredientes e o processo até conseguir o desejado. Essa jornada não foi apenas de experimentar e testar, mas de treinamento. Mais especificamente, fiz quatro cursos diferentes de destilação, dois deles na Universidade Tecnológica de Buenos Aires, um com um mestre destilador mexicano e outro sobre destilação de óleos essenciais.

Num primeiro momento, o gin que produzimos foi testado por amigos e conhecidos; à medida que os bares começaram a abrir, o oferecemos e o resultado foi mais que positivo. O produto teve grande aceitação pela população e foi o que nos motivou a lançar-nos no mercado, confiantes e orgulhosos do produto que havíamos conseguido.

Quais condições você acha que devem ser reunidas, em geral, para entrar no mundo das bebidas artesanais?

Não acho que tenha que ter certas condições, acho que como tudo na vida depende da atitude. Tomando isso como certo, como todo alquimista, eu acrescentaria curiosidade, criatividade e paciência. Seus próprios critérios são desenvolvidos com a experiência, e é o que ao longo do tempo faz de você um mestre destilador, onde você não se limita a uma receita e procedimento, mas sim se entrega de alguma forma à magia da criatividade cada vez que você vai destilar.

Paciência é outro elemento importante, já que são processos longos. Uma destilação pode durar 4 ou 5 dias consecutivos, apenas destilando, sem contar as etapas de condicionamento, que podem demorar mais 4 dias – sem falar no tempo de maceração anterior dos botânicos. Portanto, até obter o produto e poder fazer uma avaliação dele, da receita, do processo e outros, é preciso esperar um tempo considerável e assim poder reajustar variáveis e tentar novamente até finalmente encontrar o que procura. Quanto ao investimento necessário para começar neste mundo, é acessível, dependendo do equipamento que pensa adquirir.

Como ajuda o fato de você morar em El Bolsón, em meio a uma natureza pródiga que lhe fornece vegetais e água de degelo?

Acho que o local onde vivemos e produzimos faz a diferença em qualquer produção de gin, e é o que faz o nosso gin se destacar. Como premissa, sabemos que a qualidade final de um produto depende das matérias-primas com que é fabricado. A água é ingrediente fundamental do produto, portanto, utilizar água de nascente natural (que apenas é submetida a um processo de ozonização para eliminar qualquer carga bacteriana que possa ter), sem qualquer tipo de tratamento químico, confere-lhe um sabor único e excepcional.

Como o gin se posiciona no marketing em relação a outras bebidas como cerveja, vinho e destilados?

Com o surgimento da cerveja artesanal, ficou claro que as pessoas buscam produtos artesanais e orgânicos, priorizando o natural em detrimento do industrial como característica. O mesmo aconteceu na época da pandemia, quando muitos passaram a fazer pão de massa fermentada e a consumir produtos naturais. Foi com a consciência dupla, por um lado no cuidado com o meio ambiente (deixar de consumir produtos industriais) e ao mesmo tempo na escolha consciente de alimentos saudáveis.