Demanda menor da China impacta o faturamento da Frigol no 3º trimestre

Apresentado por
7 de novembro de 2023
Pilar Olivares/Reuters

A Frigol encerrou o terceiro trimestre com caixa de R$ 306 milhões

A Frigol, um dos maiores grupos frigoríficos do Brasil, encerrou o terceiro trimestre com resultados mais fracos na comparação anual em meio a uma menor demanda da China, apesar de um aumento de abates de bovinos após investimentos para ampliar a capacidade.

A receita líquida no período somou R$ 781 milhões, enquanto o lucro líquido foi de R$ 13 milhões, e a geração de caixa medida pelo Ebitda atingiu R$ 48 milhões, com margem de 6,2%.

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“Os investimentos que fizemos no aumento de produção possibilitaram ganhar mais eficiência e contribuíram para termos um período de margens positivas, tanto no mercado interno quanto externo, com o melhor Ebitda do ano”, disse o CEO da empresa, Eduardo Miron, em nota.

No comparativo com o terceiro trimestre de 2022, a receita líquida registrou queda de 18%, o lucro líquido ficou 49% abaixo e o Ebitda 27% menor.

A empresa informou alta de 3,6% na receita líquida em relação ao segundo trimestre deste ano.

A Frigol destacou o número de abates, que aumentou 21% na comparação com o terceiro trimestre de 2022, após a ampliação da capacidade produtiva nas três plantas de bovinos da companhia, localizadas em Lençóis Paulista (São Paulo), Água Azul do Norte e São Félix do Xingu (ambas no Pará).

“Apesar de volume de abate superior, as receitas foram reduzidas pela precificação de venda da carne que sofrem impacto pela queda no preço da arroba”, disse o CFO da Frigol, Eduardo Masson.

Segundo ele, “a demanda do mercado chinês e o dólar mais baixo, ante o mesmo período do ano passado, também impactaram a receita com exportações, que mesmo assim representaram 54% das vendas no período”.

A companhia encerrou o terceiro trimestre com caixa de R$ 306 milhões, 26% maior do que o registrado ao fim do segundo trimestre.