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Há pouco tempo em uma entrevista, Laura expôs os obstáculos mais relevantes que a indústria do vinho enfrenta para promover mudanças significativas e concretas em torno da sustentabilidade ambiental. Além de médica, ela também é fundadora do Catena Institute of Wine, dedicado aos estudos de um terroir a 5 mil metros de altitude, em Mendoza. Laura liderou avanços ambiciosos na vinícola de sua família desde 2010, que levaram à redução no peso das garrafas do seu portfólio em 40% — a empresa acaba de lançar um recipiente de 380 gramas para engarrafar seu Catena Appellation Malbec, muito popular nos EUA, reduzindo o peso em 700 gramas (para contextualizar, as garrafas de vinho super premium variam de 550 gramas a 1,2 quilo quando vazias).
Laura também inovou com a criação do Código de Sustentabilidade das Bodegas Argentinas, baseando-se no código interno de sustentabilidade da própria Catena Wines. Lançado em 2010, o protocolo aborda todas as entradas e saídas das vinhas e adegas, oferecendo orientações desde o planejamento da conservação da água até melhores práticas de recursos humanos. O protocolo já foi adotado por cerca de 215 vinícolas na Argentina. O sucesso do manual sublinha a necessidade de adaptar os esforços de sustentabilidade às realidades locais, em vez de aderir estritamente às normas internacionais, que podem não ser viáveis em certos países.
A Catena Wines tem uma longa história de trabalho em prol da sustentabilidade. Poderia falar um pouco sobre o Código de Sustentabilidade das Bodegas Argentinas e em que pé está a iniciativa hoje em dia?
Em primeiro lugar, é necessário explicar o histórico de trabalho com acordos internacionais de sustentabilidade do vinho. Existem diferentes contextos quando não se trabalha num país de primeiro mundo, e isso não é levado em conta em muitos dos grupos internacionais de sustentabilidade do vinho. Eles não entendem o contexto de trabalho na Argentina.
Por exemplo, em um dos grupos, era preciso declarar que iria aderir à energia solar dentro de um determinado período. Isso é realmente impossível na Argentina, onde há pouca tecnologia ou infraestrutura solar. Não há assistência governamental para essa iniciativa e a energia solar custa muito mais caro do que a gasolina. Enquanto a Europa tem tratores elétricos, isso nem sequer existe na Argentina. E depois há uma realidade da pobreza na Argentina. Uma pessoa que vive no país tem 25% da pegada de carbono de uma pessoa que vive nos EUA.
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O passo mais recente foi um compromisso estabelecido com a medição da pegada de carbono, baseado em uma calculadora desenvolvida para vinícolas argentinas pela consultoria de certificação LSQA. Trabalhamos com o entendimento de que, uma vez desenvolvida, poderíamos ceder o modelo a outras empresas para que pudesse ser amplamente utilizada além dos vinhos Catena. Em seguida, consultamos a Wines of Argentina (principal entidade do setor, com sede em Mendoza) para nos ajudar a vender o serviço, o que está acontecendo agora.
A Catena Wines está preparada para ser a primeira vinícola com medição auditada de emissões de carbono. A nova versão do código inclui as seguintes diretivas: 1) A organização possui um plano de ação para o clima, validado pela sua gestão. 2) A organização definiu objetivos de redução de emissões. 3) A organização calculou as suas emissões de gases com efeito de estufa e definiu um plano de ação para redução de acordo com os seus objetivos de redução. 4) A organização partilha publicamente os seus objetivos e comunica os avanços que obtém na mitigação das alterações climáticas.
Quanto da pegada de carbono de um vinho se deve ao peso da garrafa?
Em algumas estimativas, isso pode representar até 60% da pegada de carbono de um vinho, considerando a fabricação, o transporte da produção até a vinícola e, uma vez abastecido com vinho, até ao consumidor final. As emissões mais elevadas provêm do transporte terrestre e não do transporte marítimo.
Nessa estimativa, a etapa de fabricação e embalagem contribuiu com as maiores emissões, 63% (58% com a fabricação da garrafa de vidro). Depois, 30% estavam na fase agrícola; 7% originaram-se dos processos vinícolas, incluindo o consumo de eletricidade durante as vinificações, e 1% foi na distribuição (para clientes locais). Portanto, varia dependendo da localização do cliente final.
Por que reduzir o peso do vidro é um projeto importante?
Nossa visão é estimular a produção do vinho argentino por mais 200 anos. Para isso, precisamos estar preocupados com as mudanças climáticas e contribuir para a redução das emissões de poluentes na Argentina e no mundo. Na Catena Wines, há mais de uma década nos dedicamos a reduzir o peso das garrafas. Para nossos vinhos de volume, reduzimos os pesos de forma agressiva. Desde 2010, demonstramos uma redução de 40% no peso total das garrafas nas Vinícolas da Família Catena.
Para explicar o que isso significa, o peso tradicional das garrafas de vinho super premium está entre 550 gramas e 1,2 quilo quando vazias. A Catena Wines está reduzindo o peso da garrafa de sua Catena Appellation Malbec de 700 para 380 gramas. E seus Catena High Mountain Vines Malbec e Cabernet Sauvignon, nos mercados de exportação, de 700 para 480 gramas. Estas são mudanças monumentais. Estimamos uma economia anual de 1,2 mil toneladas de vidro, o que é muito.
Que desafios enfrentou quando optou por reduzir o peso das garrafas?
A transição não é fácil. Temos a sorte de um dos nossos fornecedores de vidro ser a Verallia, uma empresa francesa muito focada nas mudanças climáticas e com fábrica na Argentina. Eles têm toda a tecnologia necessária na França e podemos aproveitar essa tecnologia para uso na Argentina. Você realmente precisa de muita tecnologia e conhecimento para fazer garrafas mais leves. Por exemplo, há pontos nas garrafas que são fáceis de quebrar. Quando você muda para garrafas realmente leves, com menos de 400 gramas, existem alguns desafios adicionais na linha de engarrafamento – você não pode movê-las ao longo da linha na mesma velocidade, pois elas estão sujeitas a quebrar.
Mas não queremos ter apenas um fornecedor, por isso precisamos de outros fornecedores de vidro para trabalhar com as garrafas mais leves. Trabalhamos com vários produtores de vidro e isso nos ajuda a manter os preços do vidro acessíveis. Então precisamos que os outros também adotem as garrafas de vidro mais leves.
Há também um desafio em termos de percepção do consumidor. Atualmente, colocar um vinho barato em uma garrafa mais leve não é problema, porque as pessoas farão suas escolhas pela marca e avaliações. A garrafa não é tão importante. Mas para os vinhos mais caros, é como comprar um frasco de perfume. Você não quer apenas uma linda garrafa, mas também uma linda rolha e uma bolsa chique quando sair da loja. Não creio que as pessoas já tenham evoluído o suficiente para dizer: “ei, não me venha com essas coisas sofisticadas”. É injusto pedir a um produtor de vinho que assuma essa responsabilidade.
Quanto o preço difere entre garrafas mais leves e mais pesadas?
Trabalhar com garrafas mais leves pode, na verdade, ser mais caro do que com garrafas mais pesadas. Porque há mais quebras e é necessário um controle de qualidade adicional para evitar que isso aconteça, o que custa caro. Precisamos de máquinas e uma pessoa para monitorar o processo – gastamos muito dinheiro para ter certeza de que não há vidro dentro das garrafas. É um processo de controle de qualidade mais elaborado.
Ainda não estamos lá, mas acho que precisamos chegar a um ponto em que o consumidor vai dizer: “Estou disposto a pagar mais ou o mesmo para obter uma garrafa mais leve”, sabendo que o custo para o meio ambiente é menor e que vale a pena fazer a mudança.
O Catena Appellation Vista Flores Malbec é o primeiro vinho engarrafado em um recipiente 45% mais leve. Por que escolheu esse vinho e como ele será lançado?
Nesse caso, há uma oportunidade melhor para fazermos uma campanha educativa – podemos explicar o peso mais leve e torná-lo positivo. Isso se opõe ao potencial negativo de estar na prateleira parecendo menos premium, mas sem explicação.
Os vinhos também serão lançados no Angelica, restaurante de Mendoza mencionado no Guia Michelin. A ideia é que os garçons sejam treinados e obtenham alguns dados sobre coisas que os consumidores costumam perguntar.
Que outros produtos lançará com garrafas mais leves e quando?
Todos os vinhos da marca Catena passarão de garrafas de 700 gramas a 500 gramas em todo o mundo. Muitos vão ficar abaixo desse peso, com 480 gramas ou 380 gramas, dependendo da linha. Para nossos vinhos Mountain Vines, baixamos de 700 gramas para 480 gramas, por exemplo, e mudamos para uma garrafa mais alta e mais fina que parece elegante, mas pesa menos. Também redesenhamos os rótulos para funcionarem com esse peso.
Os designs de garrafas que desenvolveu com os fabricantes estarão disponíveis para outras vinícolas? Sim, na verdade preferimos que outros produtores adotem as mesmas garrafas para que haja mais oferta disponível e mais tiragens de produção. Compartilhamos todo o conhecimento sobre vidro e trocas de garrafas com outros produtores locais nas reuniões do Código de Sustentabilidade.
Como estimular os produtores em torno desta iniciativa e tornar esse objetivo possível?
Muitos varejistas vão assinar esta iniciativa. No entanto, eles também precisam assumir um compromisso interno para educar seus consumidores e fazer parcerias com marcas como a nossa, promovendo campanhas educativas, treinando seus funcionários e sinalizando: “Você sabia que o peso da garrafa corresponde a 60% da pegada de carbono de um vinho?” Talvez haja até uma seção, nas prateleiras, dedicada às garrafas mais leves.
Os varejistas têm a responsabilidade de educar seus consumidores. Sem essa educação, é muito fácil para um consumidor segurar duas garrafas na mão e tomar a decisão de que a mais pesada é mais premium e, portanto, tem melhor relação de custo-benefício – eles não sabem disso ainda.
Portanto, os varejistas precisam ter uma estrutura, um plano para educar os consumidores sobre o peso das garrafas e os benefícios para o ambiente delas se tornarem mais leves – caso contrário, isso representaria um grande fardo apenas para os produtores. Não temos a mesma capacidade de educar os consumidores em grande escala como os varejistas fazem nas suas lojas.
Porque essa iniciativa também pode sair pela culatra. Digamos que apenas os grandes varejistas assinem isso e não criem campanhas de comunicação significativas. Bem, então os pequenos varejistas e restaurantes manterão as garrafas mais pesadas e de aparência mais premium para atrair consumidores que não têm conhecimento sobre isso. Nesse caso, vamos retroceder. É necessário um planejamento e considerações cuidadosas para que a mudança tenha sucesso.
*Erica Duecy é colaboradora da Forbes EUA, fundadora da Business of Drinks, consultoria de podcast e conteúdo. Criou programas de comunicação e marketing para Drizly, VinePair, SevenFifty e outras empresas de tecnologia de hospitalidade e bebidas. Ganhou mais de 40 prêmios digitais e editoriais.