Vice-chanceler alemão propõe "clube do clima" global para evitar atritos comerciais

Apresentado por
22 de maio de 2021
Adriano Brito/Trilux/CNA

A Europa deve se envolver com outros países para chegar a um acordo sobre regras conjuntas em prol da redução das emissões de carbono

A Alemanha quer que a União Europeia crie um “clube do clima” com outros países como Estados Unidos, Japão e, possivelmente, China. O objetivo é evitar atritos comerciais ligados a tarifas ambientais, como o anteriormente discutido “imposto de fronteira de carbono”.

O vice-chanceler alemão e ministro das Finanças, Olaf Scholz, disse hoje(22), após conversas com o primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, atualmente na presidência rotativa da UE, que a Europa deve se envolver com outros países para chegar a um acordo sobre regras conjuntas e padrões comuns em prol da redução das emissões de carbono.

LEIA MAIS: Dia Mundial da Biodiversidade: 5 motivos para acreditar na produção de alimentos

Scholz disse que as medidas de proteção climática terão impacto na competitividade das empresas alemãs e europeias, especialmente aquelas dos setores de uso intensivo de energia.

“Portanto, é sensato não discutir apenas como a União Europeia pode fazer isso, e sim como poderíamos evitar as dificuldades em termos de competitividade no mercado global”, disse ele.

A UE deve abordar outros países como Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Japão e China para discutir e possivelmente chegar a acordo sobre as mesmas etapas e princípios. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.