“Estamos trabalhando para transformar a maneira como criamos valor compartilhado, sem exceder os limites naturais do planeta e inspirando uma mudança positiva para o planeta e para as pessoas”, explica Ramón Laguarta, CEO e presidente do Conselho de Administração da PepsiCo. E acrescenta: “Isso nos tornará uma empresa melhor, com um propósito claro integrado à nossa estratégia de negócio”.
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Na cadeia operacional, a água também é um importante foco de atenção. Em 2020, a eficiência de recursos hídricos teve uma melhoria global de 15% em áreas de alto risco. Especificamente na América Latina – onde a companhia reúne dez sistemas de biorreatores de membrana e de osmose inversa para reuso da água -, foi registrada uma eficiência de 20% no uso hídrico comparado a 2019 (e 40% em relação a 2015). Na América do Norte, inovações para otimizar o processo de produção de bebidas também têm ajudado a economizar 8 milhões de galões de água por ano – quantidade necessária para encher mais de doze piscinas olímpicas.
O conglomerado do setor da alimentação também anunciou que irá duplicar seu objetivo climático para reduzir em mais de 40% as emissões absolutas de gases de efeito estufa até o começo da próxima década, além de alcançar emissões líquidas zero em todas as suas operações globais até 2040. Segundo o relatório, no ano passado, a redução de gases de efeito estufa já foi de 5%, com esforços que envolvem desde energia renovável até uso de frota de veículos híbridos, elétricos e movidos a gás natural comprimido.
Com mais de 290 mil funcionários em sua rede, a multinacional também traçou objetivos sociais, entre eles o empoderamento econômico feminino. Hoje, 41% dos cargos de gerência da PepsiCo no mundo são ocupados por mulheres – e a diferença salarial de gênero entre postos de trabalho não passa de 1%, segundo a empresa.
Além disso, o relatório ainda destaca o compromisso com a equidade racial: a multinacional anunciou um investimento de US$ 570 milhões nos próximos cinco anos para apoiar comunidades e negócios liderados por pessoas negras e hispânicas, criar oportunidades de trabalho e lutar contra a discriminação. A meta é aumentar o percentual de cargos de gerência ocupados por negros dentro da companhia em 10% até 2025 – mesmo objetivo para os postos de gerentes intermediários para hispânicos.
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