Apresentado por       

Sustentabilidade é importante para 82% dos brasileiros, mostra levantamento da Opinion Box

Postura das empresas em relação ao tema tem grande impacto na escolha dos consumidores.

Redação
Apresentado por       
Compartilhe esta publicação:
manusaponkasosod/GettyImages
manusaponkasosod/GettyImages

Postura das empresas em relação ao tema tem grande impacto na escolha dos consumidores

Acessibilidade


Ao menos 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema importante para o cotidiano, mostram dados da Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado. O levantamento, que levou em consideração a opinião de 2.203 pessoas, também chama a atenção para a opinião da população quando o assunto é meio ambiente e negócios. 37% dos entrevistados, por exemplo, já deixaram de consumir produtos de empresas que não atendem a agenda de preservação do meio ambiente. 

De acordo com a pesquisa, a postura do brasileiro em relação aos tópicos de ESG começa dentro de casa. Apenas 2% da população afirma não colocar em prática nenhuma ação sustentável. Enquanto isso, mais de 60% das pessoas dizem adotar medidas como o uso de lâmpadas econômicas e o controle do uso de água. Da mesma forma, 49% procura reutilizar as embalagens e separar o lixo para reciclagem. 

LEIA MAIS: Esboço de acordo da ONU sobre biodiversidade mira conservação, poluição e finanças

Assim, quando o tema passa pelos hábitos de consumo e preferências de marcas no mercado, o levantamento da Opinion Box mostra que as empresas com práticas sustentáveis têm a preferência de 82% dos brasileiros. Além disso, 62% leva em consideração a postura da marca em relação ao meio ambiente no momento de decisão de compra. 

A pesquisa também mostra que a preocupação com o planeta é capaz de superar até mesmo o impacto na carteira. 62% dos brasileiros preferem pagar mais caro por um produto que agrida menos o meio ambiente. Esse posicionamento também está ligado ao sentimento de satisfação e responsabilidade – para 81% o prazer de comprar itens sustentáveis é maior, e para 37% as decisões pessoais em prol da preservação da natureza  são tão importantes quanto as ações governamentais.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Por outro lado, polêmicas envolvendo trabalho análogo ao escravo, poluição, corrupção e maus tratos aos funcionários estão entre os principais motivos que impedem os consumidores de adquirirem ou contratarem uma empresa. Testes em animais e denúncias de assédio também aparecem como fatores que desmotivam a compra.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

 

Compartilhe esta publicação: