Microsoft lança tecnologia para antecipar riscos de incêndios e desmatamento da Amazônia

Apresentado por
6 de agosto de 2021
Bruno Kelly/Reuters

A ferramenta é capaz de antecipar informações de regiões com maior risco de desmatamento e incêndios na Amazônia

A Microsoft uniu-se a Fundo Vale e Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) para lançar uma ferramenta capaz de antecipar informações de regiões com maior risco de desmatamento e incêndios na Amazônia por meio de inteligência artificial. Batizada de PrevisIA, a solução tem o objetivo de ajudar a proteger a região durante a estação de seca.

A plataforma analisa dados como tipografia, cobertura do solo, infraestrutura urbana, estradas oficiais e não oficiais e dados socioeconômicos, para reconhecer as possíveis tendências de conversão da floresta pelo desmatamento. A PrevisIA utiliza recursos avançados de nuvem de computadores do Azure – serviço de nuvem da Microsoft – e algoritmos de inteligência artificial desenvolvidos pelo Imazon para detectar estradas em imagens de satélite.

LEIA MAIS: Após 22 aquisições, Ambipar mira tokenização de créditos de carbono

A solução aperfeiçoou o modelo de risco de desmatamento para identificar os diferentes tipos de territórios ameaçados, incluindo terras indígenas e unidades de conservação. As informações coletadas serão divulgadas publicamente em um painel de controle e poderão ser usadas por órgãos públicos para o planejamento e execução de ações preventivas na região.

“A tecnologia pode auxiliar a resolver desafios do planeta e da sociedade, como a preservação do meio ambiente”, considera Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. Recentemente, a companhia assumiu um compromisso com a biodiversidade, com um investimento de US$ 165, durante o período de cinco anos, para o programa AI for Good. O objetivo é fornecer financiamento, tecnologia e especialização para pessoas e ONGs.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.