Os recursos serão direcionados para ações sustentáveis no Brasil, como a compensação da pegada de carbono. A rede de cafeterias norte-americana compra café de produtores em três regiões do chamado cinturão global do grão, incluindo o Brasil, onde opera cerca de 200 cafeterias do total de 30 mil em 80 países.
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Responsável pelo financiamento da solução, o BV se torna o primeiro banco a realizar esse tipo de operação no mercado brasileiro. “A Green Private Commercial Note é uma forma de engajar nossos clientes na identificação e redução de seu impacto ambiental”, afirma Rogério Monori, diretor executivo de corporate & investment banking do Banco BV.
Sob a estruturação do Grupo BMV, a parceria ganha escala e o know-how para ampliar localmente seu impacto. “Juntar BV e Starbucks Brasil em uma operação inédita no mercado financeiro é um marco para o Grupo BMV”, diz Maria Tereza Umbelino, CEO da BMV. “Investir no meio ambiente é um bom negócio, tanto reputacional quanto financeiro. Operações como essas reforçam nosso protagonismo no mercado de finanças verdes, onde fomos a primeira instituição a emitir a CPR Verde com registro na B3.”
Todas as UCS (Unidades de Crédito de Sustentabilidade) negociadas pelo BMV são provenientes de áreas de florestas nativas preservadas por mais de 200 produtores rurais de diferentes portes e regiões do Brasil, o que para essas propriedades se torna um meio de rentabilidade ambiental. A receita da venda da UCS para a Starbucks Brasil será destinada à conservação da biodiversidade e melhores práticas de uso da terra.
Atualmente, mais de um milhão de hectares de mata nativa são preservados em sete grupos do BMV: Xingu, Teles Pires, Madeira, Arinos, Amapá, Roosevelt e Guariba, em estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país.
As notas comerciais são um produto novo no mercado financeiro brasileiro, regido pela Lei nº 14.195, promulgada em agosto do ano passado com regras mais flexíveis que outros instrumentos financeiros. O Green BV Note é o primeiro do gênero no mercado privado.