Texas lança um dos melhores uísques do mundo

Balcones True Blues ganha prêmios e começa a chamar atenção do mundo

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A 500 metros do centro de Waco, no Texas, fica um pequeno galpão de metal enferrujado escondido debaixo da 17th Street Bridge. A antiga oficina de soldagem está entre os enormes pilares de apoio da ponte. Provavelmente, nenhum dos motoristas que passam por ali sabe que está dirigindo sobre a sede mundial da Balcones Distilling, fabricante de um dos grandes uísques novos dos Estados Unidos. Lá dentro está o fundador, Chip Tate, atrás de dois alambiques de cobre feitos à mão. O empresário mergulha uma pipeta de vidro em um tonel e despeja o líquido em copos de degustação. É a forma não envelhecida de seu Texas Single Malt, o uísque que deu evidência a Balcones.

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A empresa recebeu dois prêmios de destilaria do ano em 2012, um da Whisky Magazine e outro da Craft Distillers’ Alliance. Também tirou primeiro lugar na categoria single malt da Best in Glass, competição britânica que revela o melhor uísque lançado em cada ano. Ela foi a primeira destilaria dos Estados Unidos a receber o prêmio máximo desse campeonato. Em 2013, a empresa repetiu a dose na Whisky Magazine e fez uma limpeza geral na competição Wizards of Whisky, de Londres, onde seu carro-chefe venceu nas categorias Uísque Mundial do Ano; Single Malt Mundial do Ano e Single Malt Norte-Americano do Ano. A pequena destilaria precisou de apenas seis anos para chegar ao topo.

Para seu single malt, Tate escolheu a Golden Promise, uma cevada maltada de scotch. A bebida envelhece em barris de madeira americana e francesa e possui notas de baunilha, ameixa e pera. No ano passado, a empresa produziu cerca de 5 mil caixas e a receita ficou em US$ 1 milhão. Tudo é feito à mão, do engarrafamento à aplicação do lacre. Seus uísques custam entre US$ 60 e US$ 70, a garrafa. Em 2015, a destilaria terá dois novos alambiques e elevará a produção para 100 mil caixas. Supondo que as vendas cresçam em sintonia com o aumento da produção, o faturamento deve chegar a US$ 20 milhões.

“Não queremos criar a marca de uísque mais popular do mundo. Desejamos algo do tamanho de uma Macallan ou de uma Balvenie”, diz Tate. Hoje os produtos da Balcones chegam a 20 estados americanos, além do Reino Unido, Noruega, Suécia, Japão e Austrália. Em breve, entrará no Canadá, França e Coreia.

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