O gosto por desenhar as próprias roupas, passar a tarde escolhendo os tecidos, prová-las e, por fim, vesti-las vem desde a infância. “Cada aniversário era um grande evento. Pensar nos detalhes das roupas era o meu parque de diversões”, conta.
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O primeiro convite para que Patricia apresentasse uma coleção própria no Minas Trend foi a oportunidade perfeita para que mais gente conhecesse suas criações, gerando um efeito cascata. Suas peças, com valores entre R$ 3 mil e R$ 15 mil, feitas com 70% de matéria-prima importada, passaram a ocupar espaços em multimarcas de todo o país. Mesmo no segmento da moda festa – que, apesar da enorme demanda, é muito limitado –, sua assinatura passou a figurar nos eventos mais luxuosos. Patricia é confiante e acredita muito em intuição. A primeira feira da marca fora do país foi em Madri, na Espanha, em 2009, participação que abriu as portas para clientes do Oriente Médio e sul da França, por exemplo. A estilista passou a enviar suas criações para as principais multimarcas de luxo. Até mesmo na inglesa Harrods a moda mineira começava a fazer história.
No entanto, Patricia ainda sentia falta de uma pitada de desafio. Em 2012, criou a PatBo, marca de atmosfera moderna e irreverente. “A PatBo me força a observar tendências com mais atenção e, como designer, colocá-las em prática com mais ousadia”, diz.
As criações de Patrícia ainda estão presentes nas multimarcas pelo Brasil afora, mas muito da energia dos últimos anos foi colocada na abertura de lojas. Hoje são sete Patricia Bonaldi espalhadas por cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Uberlândia e São Paulo. As da capital paulista são responsáveis por 30% do faturamento total. Da PatBo são três. Desde novembro, as grifes Lucas Magalhães e Apartamento 03, das quais a estilista participava de uma forma mais informal, foram agrupadas sob um só nome: Nohda, a holding que agora une as quatro marcas.
A ideia surgiu da alma empreendedora da estilista, mas também de um pouco de seu perfil de curadora deste grande celeiro da moda que o Brasil tem se tornado. “Já conhecia e vinha trabalhando com Lucas Magalhães e Luiz Cláudio, do Apartamento 03. Estávamos tão próximos que passei a me perguntar o motivo de aquilo não virar um negócio. E virou! Não tenho dúvidas de que Luiz Cláudio é uma das maiores apostas nacionais atualmente”, conta. Segundo ela, apesar de fazer parte do varejo, nenhuma de suas marcas, nem a Nohda, tem a intenção de ser transformada em uma rede. “Nossa filosofia é menor escala, mais exclusividade e luxo.” Para 2017, os planos miram a expansão individual de cada uma das marcas – não só em território nacional.
Foi a partir da criação da Nohda que Patricia e o marido, Luiz Morais, parceiro de administração desde a fundação da loja multimarcas de Uberlândia, enxergaram a necessidade de ter executivos liderando áreas específicas. Há pouco tempo, contrataram quatro deles para coordenar a equipe de 290 funcionários que, até então, ficava totalmente sob a responsabilidade da dupla. Patricia continua, no entanto, supervisionando e respondendo pelas áreas de marketing, estilo e comercial, enquanto Luiz também atua no comercial e em departamentos como novos negócios, produção, gestão financeira e administrativa. “Crescer foi doído. Mas eu continuo me emocionando com cada pequena conquista. Nunca fui do tipo blasé, muito pelo contrário: eu vivo o que faço!” Patricia Bonaldi é acelerada, inquieta, transmite paz na voz e força nas ideias. Sonha e executa firme e delicadamente, como um bom bordado.