Conheça o novo veículo de três rodas da Vanderhall

27 de abril de 2017

Reprodução/Forbes

O número três é mágico. Quando se trata de veículos motorizados, os meios de transporte de três rodas então em uma posição privilegiada entre a moto e o carro. Fabricantes especializados estão apostando nessa onda crescente com a seleção de características de ambos os modelos para criar um veículo que tem o melhor dos dois mundos. Na realidade, este delicado equilíbrio é uma busca um tanto quanto romântica – um nicho dentro de um nicho. Mas é uma criação que faz total sentido. E, nessa tendência, há uma marca que merece destaque: a Vanderhall, responsável pela produção do Venice 2017.

VEJA TAMBÉM: Novo Model S, da Tesla, é o carro mais rápido do mundo

Como a maioria das paixões, o modelo provoca amor à primeira vista. O Venice é um pequeno veículo de dois lugares, lado a lado, em um cockpit aberto, com duas rodas dianteiras e uma roda traseira centralizada. Com 3,6 metros de comprimento, 1,7 m de largura e 1,1 m de altura – e uma distância de eixos de, aproximadamente, 2,5 m, pesa 624 quilos. Apenas para efeito de comparação, o subcompacto Honda Fit tem 4 m x 1,7 m x 1,5 m, uma distância de eixos de 2,5 m e pesa 1.134 quilos.

De acordo com a fabricante, modelo alcança 97 km/h em 4,5 segundos

O Venice tem estrutura de ABS (sigla em inglês para “acrilonitrila butadieno estireno”, um tipo de plástico) sobre um chassi de alumínio – tudo integrado. Parte da estrutura subjacente é visível no exterior do veículo. Os painéis da carroceria são lustrosos e arredondados, com arcos estreitos que abrigam as rodas dianteiras aro 18.

Não é fácil projetar e construir um veículo de três rodas tão estiloso. Sob o capô do veículo, está um motor turbinado 1.4 de quatro cilindros LUV da General Motors, capaz de produzir 180 cavalos. Diferente do Polaris Slingshot, outro veículo de três rodas, o Venice conta com tração dianteira. E isso resulta em um manuseio e direção sem grandes surpresas, aproveitando a distribuição de peso do veículo (70% na frente e 30% na parte de trás) para assegurar máxima tração. No quesito aceleração, a fabricante afirma que ele é capaz de alcançar 97 km/h em apenas 4,5 segundos.

LEIA MAIS: Conjunto de rodas mais caro do mundo custa US$ 600 mil

As autoridades norte-americanas ainda não chegaram a um consenso sobre os veículos de três rodas. Alguns estados classificam a novidade como uma moto, e isso faz com que os motoristas precisem de uma licença especial para dirigí-lo. Outros estados entenderarm que trata-se de um carro. Na Califórnia, por exemplo, ele está classificado como um intermediário: uma motocicleta, mas sem a exigência de documentação específica. A mesma confusão existe com relação ao uso de capacetes.

A Vanderhall conta com negócios em sete locais dos Estados Unidos atualmente – Houston, Salt Lake City, Las Vegas, Filadélfia, Los Angeles, Daytona Beach e Tampa Bay – e tem planos de expansão. Sua capacidade de produção atual é de 1.000 unidades por ano, que é bastante alta para uma fabricante que ainda é uma startup.

E MAIS: Salão do Automóvel Internacional de Nova York 2017: luxo, veículos utilitários e potência

Veja, na galeria de fotos, mais informações sobre o novo Venice 2017:

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes