11 greves que mudaram os rumos da história

28 de abril de 2017

Getty Images

Nesta sexta-feira, as grandes centrais sindicais convocaram seus filiados e trabalhadores para uma greve geral em sinal de protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo Governo Federal. Esta é a primeira greve geral no país desde 1996, quando 12 milhões de trabalhadores cruzaram os braços para manifestar seu descontentamento em relação às privatizações e ao desemprego no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

VEJA TAMBÉM: Greve geral pode ter pouco impacto no mercado

Algumas vezes, as greves são usadas como forma de pressão dos trabalhadores por melhores salários ou condições. Em outras, acabam se tornando uma forma de manifestação política. Ainda existem aquelas convocadas para protestar contra mudanças em direitos já assegurados, para derrubar políticos e até como forma de propor novos regimes governamentais.

O primeiro registro histórico de uma greve foi uma paralisação de artesãos no Egito Antigo durante o reinado de Ramsés III, em 1.152 a.C.. No Brasil, o primeiro ato de que se tem notícia foi a interrupção dos tipógrafos dos jornais “Diário do Rio de Janeiro”, “Correio Mercantil” e “Jornal do Comércio”, que reivindicavam aumento salarial em 1858.

LEIA MAIS: Salário injusto faz mal ao coração, aponta pesquisa alemã

A palavra “greve” teve origem na França, quando desempregados se reuniam na Place de la Grève (atualmente Place de l’Hôtel-de-Ville) em busca de trabalho. É um fenômeno disseminado com o advento da Revolução Industrial, que inicialmente propiciava condições de trabalho precárias e salários extremamente baixos aos operários.

A seguir listamos, em ordem cronológica, 11 greves que impactaram fortemente a história:

Getty Images
Getty Images
Getty Images
Reprodução
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Reprodução
Getty Images