Lamborghini reivindica recorde em Nürburgring

19 de abril de 2017
Reprodução/Forbes

Lamborghini Huracán Performante (Reprodução/Forbes)

Em um dos eventos realizados durante a edição 2017 do Salão do Automóvel de Nova York, a Lamborghini apresentou um de seus modelos mais rápidos até então – uma versão mais moderna do Huracán Performante. Além da redução do peso e do aumento de potência, a montadora italiana de carros esportivos garantiu ter lançado o carro de produção mais rápido do mundo na lendária pista de Nürburgring, na Alemanha.

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O Lamborghini Huracán Performante não é radicalmente diferente de suas versões anteriores. Algumas partes tiveram sua matéria-prima substituída por fibra de carbono, responsável por diminuir o peso total do carro em cerca de 40 quilos. Outra alteração foi no motor V10 5.2 litros, que passou de 602 hp para 630 hp.

Montadora italiana de carros esportivos diz que o carro fez a volta no desafiador circuito alemão em 6’52”

Essas poucas mudanças dificilmente teriam levado o Huracán Performante ao desempenho conquistado no desafiador circuito alemão, apelidado de “inferno verde” pelo ex-piloto britânico Jackie Stewart. O recorde – 6’52” contra 6’57 do Porsche 918 Spyder – vinha sendo comentado há algumas semanas como boato, enquanto a montadora era acusada de usar pneus de corrida em um carro que era alegadamente de produção.

(Reprodução/Forbes)

O novo sistema aerodinâmico do Huracán Performante aumenta a downforce (Reprodução/Forbes)

Independentemente do que pode ser sua verdadeira capacidade, existem poucas dúvidas de que o Huracán Performante é um carro rápido, com um novo sistema aerodinâmico crucial em sua performance. Em carros de corrida, os vários apêndices que saem da carroceria são desenhados para gerar downforce – força que faz os carros de corridas ficarem “colados na pista”, aumentando a aderência e a velocidade nas curvas. A desvantagem é que esse recurso retarda a velocidade do carro em linha reta.

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A Lamborghini desenvolveu um sistema aerodinâmico que ajusta a downforce. As entradas de ar da asa e os flaps na dianteira poderão ser abertos ou fechados, dependendo da necessidade. Quando fechados, aumentam a downforce e a resistência e diminuem a velocidade. Quando abertos, permitem que o ar passe através das estruturas para ser liberado, reduzindo a downforce e a resistência para gerar maior velocidade.

É um conceito fascinante e vai, sem dúvida, demonstrar sua eficácia – ou a falta dela – em algum momento. Nesse meio tempo, o Lamborghini Huracán Performante será muito menos comum e mais caro que seus semelhantes.