A brasileira por trás do conceito de luxo dos spas

23 de junho de 2017

Renata de Abreu é a responsável pelos spas Fasano e de outras propriedades de luxo ( Foto: Denise Leão)

A trajetória de Renata de Abreu, atualmente spa consultant, terapeuta e sócia do Spa Home, em Miami, sempre foi ligada ao bem-estar e tratamentos corporais. Há mais de 20 anos, já trabalhava com terapias para gestantes. Depois, abriu um spa em Belo Horizonte e, graças a ele, percebeu que boa parte de seus clientes viajava para Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, durante o verão. Foi assim que surgiu a ideia de personalizar um carro e oferecer serviços em domicílio, iniciativa que representou uma guinada em sua carreira.

LEIA MAIS: Muito além da massagem: 6 spas com propostas diferenciadas

Luciano Huck notou os carros personalizados circulando pelo condomínio e quis conhecer a iniciativa. Quando a terapeuta percebeu, já estava ao vivo no programa “Estrelas”, comandado pela esposa do apresentador, Angélica, na TV Globo. Em 2008, outro fato importante: depois da morte da mestra do shiatsu Luiza Sato, a rede de hotéis Fasano ficou “órfã” de uma consultora para seu spa. “Assumi as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e, posteriormente, Punta del Este. Na época, as notas do spa aumentaram a pontuação do hotel no Leading Hotels of The World (liga mundial de hotéis luxuosos)”, lembra.

Após se formar no The Chopra Centre, a escola de Depak Chopra, médico indiano radicado nos Estados Unidos, Renata tornou-se ainda mais comprometida com os tratamentos feitos de dentro para fora, que não lidam apenas com a parte estética. A saúde do corpo, da mente e a alimentação são consideradas, por ela, peças-chave para a terapia que propõe.

Atualmente Renata passa a maior parte de seu tempo em Miami, onde inaugurou, no fim de 2016, ao lado da project manager Nathalya Benevides, o primeiro ponto físico do Spa Home na região de Sunny Isles Beach. O próximo passo será abrir mais unidades, já que acredita que o mercado norte-americano tem muito potencial. As regiões de Brickell e West Palm Beach estão sendo cuidadosamente estudadas.

A consultoria de spas é um braço significativo de seus negócios. Além dos hotéis Fasano, Renata e um time de profissionais já implantou e renovou conceitos no Rio de Janeiro e Minas Gerais. No momento, seus principais esforços estão concentrados no spa do resort Nekupe, na Nicarágua, que estará pronto em setembro. “É um projeto super luxuoso. O ambiente do spa terá uma horta orgânica, sala de sal (terapia feita em sala climatizada), tratamentos de medicina ayurveda e sala de yoga suspensa”, adianta.

Ambiente do resort Nekupe (Foto: Divulgação)

Entre os projetos atuais estão, ainda, workshops em hotéis, focados no público que busca relaxar e desintoxicar da correria do dia a dia. Batizado de Perfect Health, o programa detalhado nestas apresentações inclui alimentação detox baseada nos conceitos da ayurveda, meditação, tratamentos corporais e faciais e instruções que usam como base a yoga. A edição mais recente foi realizada no The Standard, em Miami. Um dia do tratamento sai por US$ 750. A cidade de Nova York também deve sediar um workshop em breve, no Hotel The Mark (Upper East Side) ou no The Standard (Meatpacking District).