Tudo sobre o novo Rolls-Royce Cullinan

10 de maio de 2018

O mistério acabou. A Rolls-Royce acaba revelar seu novo e aguardado modelo, Cullinan, que teve projeto anunciado cerca de três anos atrás. O SUV, que promete ser um marco na indústria automotiva de luxo e para a história da marca, foi batizado em homenagem ao maior diamante natural encontrado até hoje, que atualmente faz parte da coleção de joias da realeza britânica.

LEIA MAIS: Diretor de design da Rolls-Royce fala sobre a modernização da marca

Com valor no mercado internacional a partir de US$ 325.000, o Cullinan tem design único e despretensioso. O SUV tem dimensões generosas e aspecto contemporâneo. Esta é a primeira vez que um carro Rolls-Royce tem um porta-malas externo, batizado The Clasp. Os bancos traseiros foram pensados para suprir as necessidades do dono do carro, com duas configurações possíveis: lounge (opção mais funcional para até três passageiros) ou individual (apenas dois lugares).

Este é o segundo modelo da Rolls-Royce criado com o chassis inteiro de alumínio, batizado de “Architecture of Luxury”. O primeiro foi o Phantom VIII. Segundo a empresa, o carro faz jus aos dizeres de Sir Henry Royce: “Mire na perfeição em tudo que você fizer. Pegue o melhor que já existe e faça ele ainda melhor. E, quando não existir, crie”.


No quesito tecnologia, a Rolls-Royce também inovou com um painel central touchscreen, que permite ao motorista selecionar funções, ver mapas e organizar o percurso de forma intuitiva. Algumas outras funcionalidades também foram incorporadas ao Cullinan: visão noturna, alerta de pedestres, sistema de quatro câmeras com visão panorâmica, aviso de possíveis colisões e modem para internet wi-fi, entre outras.

Em um mundo conectado, a RR também incluiu 5 entradas USB espalhadas pelo SUV, para manter os equipamentos eletrônicos carregados.Em termos de desempenho, o Cullinan, assim como declarou o CEO, Torsten Müller-Ötvös, surpreende: “O propósito do carro é ser uma obra-prima da engenharia, com capacidade off-road, e manter o conforto mundialmente famoso da Rolls-Royce”. Em terrenos irregulares, o controle eletrônico de choque usa um sistema de compressão de ar para impulsionar para baixo qualquer roda que esteja perdendo a tração, de forma a garantir o contato constante com o solo.

Veja, na galeria de fotos abaixo, todos os detalhes do novo Rolls-Royce Cullinan: