Saiba usar o seu celular para criar bons hábitos

16 de maio de 2018

Muitas vezes nossas rotinas giram em torno da tecnologia e a culpamos pelos nossos maus hábitos, como a distração. Mas o uso de gadgets como smartphones também é um facilitador do dia a dia se entendermos a forma certa de usá-los.

VEJA TAMBÉM: 5 passos para diminuir o vício no celular

Como explica Charles Duhigg, autor do livro “O Poder do Hábito”, a melhor maneira de quebrar um hábito ruim é substituí-lo por um bom. Quer reduzir o consumo de álcool? Crie um lembrete com a sugestão de tomar um suco como forma de substituição. Quer parar de chegar atrasado às reuniões? Use seu smartphone para o lembrar de chegar cinco minutos antes ao compromisso.

Afinal de contas, um hábito é um comportamento que se torna padrão, algo que estamos tão acostumados a fazer que fica automático em nosso subconsciente. E é isso que os torna tão perigosos ou benéficos.

Duhigg diz que um hábito é um “loop” composto de três partes: a sugestão ou gatilho, a rotina e a recompensa, que reforça o hábito. E as ferramentas tecnológicas podem ajudar em cada um destes pontos. Torne o tempo que você gasta no seu smartphone mais valioso com as dicas abaixo, elaboradas pela “Harvard Business Review”: