25 melhores experiências de viagem de 2018

15 de agosto de 2018
25 melhores experiências de viagem de 2018 - iStock

Cada vez mais os turistas procuram por experiências exclusivas de viagens, muito além de sentar na beira da praia e ler um livro.

Todos os anos, os melhores agentes e consultores de viagens de luxo do mundo se juntam por uma semana em Las Vegas para fazer networking e se reunir com as empresas de hotéis, linhas de cruzeiro e as melhores operadoras de turismo. O Virtuoso, mais conhecido consórcio de agentes de viagens de luxo, é tão importante que CEOs e principais executivos de marcas globais como Four Seasons Hotels & Resorts e Regent Seven Seas Cruises vão a Nevada para se encontrar com eles. Grandes novidades e outros acontecimentos interessantes do mundo das viagens são anunciados, e a imprensa chega de todo o mundo para cobrir o evento. A Virtuoso Travel Week parece, realmente, ser um grande negócio.

VEJA TAMBÉM: 17 melhores destinos de viagem em 2018

Chad Clark, consultor de viagens e empreendedor em Phoenix, introduziu um novo sistema para “certificar” todos os tipos de experiências de viagem exclusivas, que variam de simples complementos, como aulas de mixologia ou refeições especiais, a férias inteiras. Uma das tendências mais quentes em viagens nos últimos anos tem aquelas que envolvem “experiências”. Cada vez mais, o maior desejo entre os turistas é de realmente fazer as coisas, em vez de deitar na praia com um livro, por exemplo. Clark levou isso em conta quando começou a construir seu sistema. Então, no ano passado, ele expandiu o conceito, com um processo de indicação, para o primeiro Chad Clark Certified 25. O programa foi lançado na Virtuoso Travel Week em Las Vegas no verão passado nos Estados Unidos e se descreve como o “primeiro do ramo de viagens que lista anualmente as 25 melhores experiências e produtos de turismo em todo o mundo”.

5 melhores experiências de viagem de 2018 - Foto divulgação Adare Manor

Na Irlanda, o Adare Manor Hotel oferece um resort inteiro voltado para a prática de golfe.

Enquanto cobre todos os aspectos das viagens de luxo, o foco de Clark é em suas experiências preferidas, que incluem gastronomia, golfe, aventura/viagens ativas e eventos esportivos.

Uma coisa interessante sobre a Chad Clark Certified 25 é que ela muda a cada ano. No último domingo (12), foi anunciada a segunda lista anual de experiências para uma audiência única do setor, em Las Vegas. Outra peculiaridade é que o ranking é focado em experiências reais, não em melhores locais de hospedagem ou destinos, para os quais já existem muitas listas. Segundo Clark, a melhor parte sobre o processo é “a concentração em experiências de viagem únicas”. “O viajante comum nem sabe que essas experiências de cair o queixo estão disponíveis”, conta.

5 melhores experiências de viagem de 2018 - Foto divulgação FORBES

A Great Plains Conservation oferece alojamento de luxo no safári em Botsuana.

Não é fácil resistir à lista 2018-2019. Para começar, um dos vencedores é o pacote “Explore a remota Botsuana a pé e de canoa”, da Great Plains Conservation, uma organização sem fins lucrativos, fundada pelo casal Dereck e Beverly Joubert, que estão entre os principais conservacionistas de grandes felinos do mundo. A dupla também é premiada pelo Emmy e pelo Prêmio Peabody, aclamada como cineasta, fotógrafa e exploradora do programa “National Geographic in Residence”.

A ONG do casal opera, em alguns momentos, três alojamentos de safári de luxo em uma imensa reserva particular em Botsuana. O último evento foi em razão do Dia Mundial do Leão. O Zarafa Lodge, em Great Plains, é facilmente um dos mais luxuosos alojamentos da categoria no mundo.

5 melhores experiências de viagem de 2018 - Foto reprodução FORBES

O Six Senses Zighy Bay oferece aos hóspedes a experiência de chegar ao hotel de parapente.

Alguns outros eleitos foram o parapente como experiência de chegada ao hotel Six Senses Zighy Bay, em Omã; a sessão de treinamento para pilotagem de jet boat na Nova Zelândia; e a caminhada entre aldeias no Himalaia, na Índia, com hospedagem em três casas reformadas dessas comunidades remotas.

E AINDA: 5 dicas para se recuperar depois de uma longa viagem

Até o serviço de transporte de bagagens Luggage Forward está entre as experiências de viagem notáveis de 2018. A empresa norte-americana tem sede em Boston e está presente em mais de 200 países.

Dentre as opções norte-americanas da lista, estão as atividades infantis AcquaExperience, proporcionadas pelo hotel Acqualina em Sunny Isles Beach, na Flórida. Pela The Mark Hotel, é possível vivenciar experiências gastronômicas e passeios luxuosos de barco por Nova York.

5 melhores experiências de viagem de 2018 - Foto divulgação Golden Door

O Resort Golden Door, na Califórnia, oferece ao hóspede experiências de reflexão e introspecção.

Caso busque aprendizado e reflexão, a Golden Door em São Marcos, na Califórnia, oferece treinamento de direcionamento de vida e de hábitos. No mesmo estado, ao final da viagem, é possível experimentar o Sky-High, The LAX Private Suites – salas de espera privadas no LAX, que garantem total conforto e privacidade ao passageiro.

O Canadá aparece na lista com duas atividades notáveis: visita a um castelo de toras na região da Colúmbia Britânica e vivência no limite do selvagem Atlântico Norte pela Fogo Island Inn, na região de Fogo Island. Mais ao norte, na Groenlândia, a experiência fica por conta dos dias na Riviera Ártica.

25 melhores experiências de viagem de 2018 - Foto divulgação Villa Manzu

Na Costa Rica, o Villa Manzo oferece férias requintadas com paisagens de tirar o fôlego, além de experiências gastronômicas e atividades recreativas em um estalar de dedos.

Ainda na América do Norte, o destaque mexicano é a viagem ao passado de uma maravilha maia pelo Grand Velas Riviera Maya, enquanto na Costa Rica a indicação é uma longa estadia na villa de luxo dos sonho no Villa Manzu.

SAIBA MAIS: 5 dicas para planejar uma viagem de última hora

A leste, no lado europeu do mapa, as melhores experiências envolvem gastronomia, esporte e cultura. Na Irlanda, a terceira maior ilha da Europa, o Adare Manor Hotel, em Adare, oferece um resort totalmente voltado para a prática de golfe. Já em Londres, no Reino Unido, o Blue Bar do luxuoso hotel The Berkeley propicia degustação de drinques, como o famoso coquetel azul.

Na Itália, é possível visitar um verdadeiro trullo – antigas construções de pedra, com telhados cônicos – em Apúlia, pelo hotel Borgo Egnazia, ou acompanhar a famosa corrida de cavalos Kentucky Derby-VIP Palio, com a exclusividade das acomodações do Florencetown, em Siena. Se a preferência for gastronômica, o hotel Palazzo Seneca oferece experiências gourmets e um roteiro dedicado aos vinhos, ambos pela região da Úmbria, na Itália.

25 melhores experiências de viagem de 2018 - Foto divulgação Southern Ocean Lodge

História, vida selvagem e luxo se encontram no Southern Ocean Lodge, na Ilha Kangaroo.

Bebidas exclusivas ao pôr-do-sol na Ilha Kangaroo, pelo Southern Ocean Lodge, é um dos destaques da Oceania, que inclui ainda um safári cultural australiano no Território do Norte e até treinamento de pilotagem de jet boat, em Ahipara, na Nova Zelândia.

A região dos Himalaias, rica em experiências notáveis, oferece passeio entre as aldeias da maior cadeia de montanhas do mundo, organizado pela Banyan Tours/Shakti Lodge; imersão holística em Ananda (onde surgiu a ioga); e café da manhã nas sombras do Monte Everest, pela Remote Lands, no Nepal.

LEIA AQUI: 10 dicas do Instagram para tornar sua viagem mais fácil

Ainda na Ásia, o hotel Amantaka proporciona aos hóspedes uma conexão contemplativa por meio do silêncio em Laos.

O segundo menor continente do mundo não ficou de fora. Na Antártica, com apenas 14 milhões de quilômetros quadrados, a melhor opção é navegar em um icebreaker russo – passeio proporcionado pela Quark Expeditions.

A lista das 25 melhores experiências de viagem em 2018 pode ser consultada aqui, em inglês.