Ceias de Natal que valem para o ano todo

21 de dezembro de 2018
Getty Images

O jantar que antecede o dia 25 é feito de pratos tradicionais

Segundo historiadores, a ceia natalina surgiu de um antigo costume europeu. No passado, na véspera do Natal, muitas famílias abriam as portas de suas casas para receberem viajantes e peregrinos – e ofereciam a eles uma variedade de pratos incomum durante o resto do ano. A tradição foi se espalhando pelo mundo e ganhando novos “sabores” conforme os costumes locais. O peru assado, um prato clássico, é originário dos Estados Unidos e foi “emprestado” do Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças, comemorado desde 1622 na quarta quinta-feira de novembro. A rabanada surgiu na Península Ibérica, caiu no gosto dos madrilenhos e logo chegou a Portugal (há registros históricos datados do século 14).

LEIA MAIS: Como sobreviver à comilança das Festas

No Brasil, o costume de cear com familiares e amigos próximos não é muito diferente. O jantar que antecede o dia 25 é feito de pratos tradicionais, emocionais e que atribuem ainda mais sentido e sabores à celebração.

Convidamos quatro banqueteiros de São Paulo e do Rio de Janeiro para apresentar suas sugestões de ceias. O carioca Ateliê Benoliel apostou em clássicos e introduziu pratos mais leves. O Comitê, de São Paulo, propôs iguarias. O também paulistano Ghee Banqueteria, por sua vez, seguiu a linha comfort food (comida caseira e nostálgica). O saboroso serviço dessas empresas, no entanto, não se restringe ao período de festas – e pode ser apreciado o ano todo. Bom apetite!

Ateliê Benoliel
Tartar de beterraba acompanhado de guacamole
Comitê
Naked cake de doce de leite e frutas vermelhas
Ghee Banqueteria
Chester com molho de laranja e frutas
Torta de cacau, crème brûlée e tuiles de amêndoas

Reportagem publicada na edição 64, lançada em dezembro de 2018

Já está no disponível no aplicativo ForbesBrasil a edição 64 com a lista Under30.
Baixe o app na Play Store ou na App Store.