25 melhores produtores de Barolo

6 de janeiro de 2019

O Barolo é considerado um dos grandes e mais distintos vinhos tintos do mundo, fato que se deve a dois principais fatores. O primeiro deles é que a bebida é feita inteiramente de Nebbiolo, uma variedade de uva que se desenvolve melhor na região do Piemonte, de onde é nativa. Em segundo lugar, é um dos poucos vinhos que podem ser mencionados em uma discussão séria sobre terroir – palavra sem tradução que significa a mais íntima relação entre o solo e o micro-clima, que concebe o nascimento de um tipo de uva que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê – tal como acontece com o Grand Cru Burgundy.

VEJA TAMBÉM: Os melhores champanhes e vinhos espumantes de 2018

Os exemplos de Barolo de Serralunga d’Alba e Monforte d’Alba, de solos mais antigos, têm um caráter muito diferente dos de Verduno ou La Morra, onde as almas mais jovens estão presentes. Na verdade, mesmo em La Morra existem grandes variações entre os rótulos de vinhedos próximos da cidade e aqueles produzidos no distrito Annunziata, a oeste – e isso se levarmos em consideração apenas os solos e o clima, sem contar as várias práticas enológicas entre produtores.

Em viagens para a zona produtiva de Barolo desde 2001, para percorrer e fotografar muitas das mais famosas vinhas de produtores renomados, acabei me apaixonando por este vinho, que tornou-se o ponto focal dos meus estudos sobre a bebida. Provei mais de 3 mil tipos diferentes de Barolo na última década e escrevi mais de uma dúzia de artigos sobre o assunto, bem como um livro sobre os rótulos e alimentos da região.

Seria possível listar mais de 100 marcas diferentes, mas isso seria mais adequado para um livro totalmente dedicado ao tema. Por isso, classifiquei 25 produtores e adicionei uma lista de menções honrosas a outros 25. Ainda assim é preciso omitir alguns produtores de primeira categoria – evidência da altíssima qualidade da bebida.

Essa lista de produtores não foi elaborada em formato de ranking por um motivo simples: isso seria inútil. Como você determina que minha seleção de número 14 é melhor que a de número 15? Por que o Barolo número 3 melhor do que o 4 e assim por diante? Por este motivo, a classificação será em ordem alfabética. Qualquer um listado entre os 25 melhores produtores de Barolo é excepcional.

E AINDA: Por que você precisa visitar a região vinícola de Barolo, na Itália

Para começar este artigo darei uma atenção especial a uma adega. Este produtor, na minha opinião, é o melhor de todos os produtores de Barolo. Eu raramente identifico um como o melhor em uma região, mas sinto isso fortemente neste caso. Sei que uma grande parcela dos amantes do Barolo concordará comigo. E chega de mistério: o melhor produtor de Barolo é Bartolo Mascarello.

O homem era uma verdadeira lenda, um vinicultor com princípios inabaláveis ​​sobre o que a bebida deveria ser. No caso, isso significava misturar uvas de diferentes comunas (Barolo e La Morra), prolongar a maceração entre 30 e 50 dias e envelhecer o vinho em barris grandes, conhecidos como grandi botti. Na verdade, Mascarello, que criou vários rótulos em seus últimos anos, desenvolveu um especial que dizia “No Barriques, No Berlusconi” como prova de sua antipatia por pequenos barris e por um dos políticos mais notórios da Itália.

Mascarello faleceu em 2005 e, atualmente, sua filha Maria Teresa continua com a filosofia de seu pai em sua pequena adega na cidade de Barolo. Isto significa um vinho ultra tradicional, que exibe a força de seu criador ao mesmo tempo em que oferece uma soberba pureza varietal e uma harmonia impecável entre frutas, notas de madeira, taninos e acidez. Há alguns críticos que recentemente ficaram encantados e perplexos quando experimentam o Bartolo Mascarello Barolo – mas que estão à procura de um vinho com mais brilho, que não era o estilo preferido de Bartolo.

Para os verdadeiros amantes do Barolo, porém, este é o exemplo do que a bebida – principalmente a versão tradicional – deveria ser, e o Bartolo Mascarello Barolo é tido em grande estima. Devido à qualidade da fruta, bem como aos rigorosos princípios de vinificação, as melhores safras (1986, 1988, 2001, 2004, 2008, 2008, 2010, 2012, 2013) envelhecem por períodos de 30 a 50 anos. Para simplificar, este é um Barolo brilhante e todos os outros produtores o têm como inspiração.

Veja, na galeria de imagens a seguir, os 25 melhores produtores de Barolo e as 25 Menções Honrosas:


Já está disponível no aplicativo ForbesBrasil a edição 64 com a lista Under30.
Baixe o app na Play Store ou na App Store.