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Mas a Suíça já não era destino e objeto de admiração de muitos brasileiros? O que faltava descobrirmos sobre o país alpino? “Os Alpes e as vibrantes cidades suíças já são bastante conhecidos entre os brasileiros. Mas a Suíça é também um destino internacional das artes contemporâneas, das coleções privadas, dos museus e das galerias mais importantes do mundo. Ainda temos a Art Basel, maior feira de arte contemporânea do mundo”, explica Christina.
A diversidade cultural e a facilidade de deslocamento também são elencadas como pontos de atração. É possível ir da elegante Zurique ou da romântica Lucerna, nos cantões germanófonos, para a cosmopolita Genebra ou a descontraída Lausanne, na parte francófona, em menos de três horas. A parte italiana também é uma grande atração, especialmente no verão. Os trens são rápidos e pontuais e chegam a qualquer lugar da Suíça. Se o visitante não souber falar alguns desses idiomas, além do inglês, não deverá enfrentar problemas. “Quase todos os hotéis têm em seu staff funcionários portugueses, sempre muito gentis”, explica Christina (que é natural de Baden, na porção “alemã” da Suíça).
TURISTAS DIFERENTES
Os viajantes brasileiros que escolhem a Suíça como destino têm perfis variados. Segundo Christina, existem as famílias que costumam viajar para lá no inverno para esquiar e desfrutar do requinte, da sofisticação e da tradição de determinados lugares. Há aqueles que vão a negócios, principalmente para Genebra e Zurique. Vem crescendo também a procura por eventos corporativos e casamentos em lugares exclusivos do país. Por fim, na última década, uma nova geração descobriu os encantos da Suíça no verão. “Nosso novo programa Stopover, criado em parceria com a companhia aérea SWISS, é perfeito para esse perfil de turista.” O programa oferece pacotes para quem deseja ficar no país entre uma e quatro noites incluindo passagem, hospedagem e passe de trem (em conexão com outros destinos na Europa). As temperaturas agradáveis, os banhos e passeios de barco nos lagos e rios de águas cristalinas, os vinhos locais e os festivais de música – como o Montreux Jazz Festival ou a Streetparade, maior festa eletrônica do continente, em Zurique – fazem da Suíça um destino imperdível para os mais jovens.
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O programa chamado Grand Tour também faz parte da estratégia do Switzerland Tourism. Trata-se de sugestões de rotas predefinidas a serem feitas de carro, nas quais o turista pode escolher o ponto de início e de término percorrendo 1.600 quilômetros pelos quatro cantões, cinco passos alpinos, 11 patrimônios mundiais da Unesco, duas reservas de biosfera e 19 lagos (veja mais detalhes em http://grandtour.myswitzerland.com/pt/).
“Por último, fortalecendo nossa imagem tradicional, vamos manter o foco na temporada de inverno, divulgando os melhores destinos e suas novidades – restaurantes, hotéis e eventos –, sempre buscando produtos adaptados ao perfil do turista brasileiro.
Reportagem publicada na edição 65, lançada em fevereiro de 2019