Atualmente, a Land Rover possui seis modelos, que partem de US$ 38 mil até US$ 210 mil (valores para o mercado norte-americano), sem contar outros carros da Jaguar. A evolução permitiu que os automóveis passassem de uma usabilidade humilde e mais funcional para aspectos de leveza, suburbano e também de transporte de passageiros.
Com a demanda desenfreada dos consumidores por modelos crossover e SUV, criou-se um “buraco” na linha Land Rover e uma oportunidade crucial para se lançar um novo modelo. A solução para preencher isso e também para acender a sua credibilidade apagada, foi relançar um de seus mais icônicos modelos: o Defender.
No entanto, o período foi suficiente para abrir o apetite dos habitantes de locais como os Hamptons (no estado de Nova York), Martha’s Vineyard (uma ilha próxima a Massachusetts) e de Malibu (Califórnia), o que criou um comércio de carros usados com preços elevados e também deu origem a uma indústria completa em torno de importações, reforma e upgrades com aqueles que já existiam nos EUA.
A nova versão terá um caminho delicado a percorrer. Por um lado, terá de balancear as demandas off-road do Defender e dos clientes leais à marca. Ao mesmo tempo, precisará estar à altura das expectativas de modernidade e conforto do estilo de comprador que está em ascensão, similar aos clientes que estão impulsionando o “lifestyle truck” a novos patamares. Além disso, também deverá estar de acordo com as regulações globais de índices de acidentes, emissão de poluentes e eficiência.
Como seu precursor, o novo Defender estará disponível em dois tamanhos: de duas portas, o 90, e quatro portas, o 110. O 90 acomoda cinco passageiros em duas divisões, enquanto o 110 possui versões de duas ou três. Ambas versões também oferecem um assento extra.
O modelo 110 estará disponível com um ou dois motores, enquanto o 90, apenas com um. O motor de base, batizado de P300, será na versão 110, um 2-litros turbinado internamente com quatro cilindros e 296 cavalos de potência. O motor opcional no 110 -e único disponível no 90- será um suave-híbrido batizado de P400. Ele se utiliza de um mecanismo de seis cilindros e um supercarregador elétrico, que funciona por meio de uma pequena bateria de lítio, para produzir 395 hp e 406 J de torque.
Apesar de não ter o design tradicional das antigas SUVs, a própria Land Rover alega que o novo Defender, com estrutura inteira de alumínio, é três vezes mais rígido do que os carros de montagem tradicional body-on-frame. A tecnologia também está presente: é possível acrescentar um espelho de realidade virtual.
O Defender 110 com motor P300 será comercializado a partir de US$ 50,9 mil, quando desembarcar no mercado por volta de junho de 2020. O 110, com motor P400 tem valor inicial de US$ 63,2 mil. Já o Defender 90 será lançado em um momento posterior em 2020, e seu valor permanece em sigilo. O Brasil vai receber o Defender também no próximo ano, porém os valores ainda não foram revelados.
Confira, na galeria de fotos, alguns detalhes do novo Defender:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.