- A McLaren Automotive apresentou o Elva, seu mais recente carro esportivo e primeiro veículo de rua com cockpit aberto da marca, que se junta à linha Ultimate Series;
- Apenas 399 exemplares estão planejados, com custo de, aproximadamente, US$ 1,8 milhão;
A inovação promete uma performance fantástica, com seu motor V8 biturbo de 815 HP que acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.
A McLaren Automotive revelou seu mais recente carro esportivo, o Elva. O roadster é o primeiro carro de estrada com cockpit aberto da marca e se junta à bem-sucedida linha Ultimate Series. Apenas 399 exemplares estão planejados, com custo de, aproximadamente, US$ 1,8 milhão cada. A McLaren cria carros esportivos excepcionais, pioneiros em design, engenharia, materiais e construção. O novo Elva de dois lugares segue a filosofia da marca e promete grande potência, além de condução única em um McLaren com chassi e corpo de fibra de carbono, sem teto, para-brisa ou janelas laterais.
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A inovação anuncia uma performance fantástica: seu motor V8 biturbo de 815 HP acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, o que o torna ainda mais rápido que o Senna, com uma aceleração de 0 a 200 km/h em apenas 6,7 segundos.
O design dos veículos da McLaren é sempre tão marcante quanto os aspectos mecânicos. Os picos pronunciados do pára-choque dianteiro impactam visualmente e, ao mesmo tempo, aprimoram a visibilidade. Pára-lamas traseiros grandes em fibra de carbono fluem da frente da porta para a parte traseira.
Os assentos também foram projetados especificamente para o modelo, com uma nova carcaça leve de fibra de carbono que se ajusta adequadamente à cabeça, ombro e costas. Para maior aderência, durabilidade e resistência à umidade, o material sintético respirável Ultrafabric é oferecido como uma alternativa ideal ao estofamento tradicional em couro.
O diretor de design Rob Melville diz que fornecer uma experiência de condução elementar é fundamental para este carro. “Os volumes encolhidos e inspirados na Fórmula 1 criam uma escultura técnica impressionante”, explica ele. O exterior flui para o interior a fim de alcançar o que ele diz ser um exemplo de “um novo e exclusivo princípio de design da McLaren que envolve ‘limites confusos’ e permite trazer para dentro o lado de fora, de modo a aprimorar ainda mais o envolvimento do motorista e, ao mesmo tempo, manter-se fiel à filosofia da marca de não fazer concessões”.
A aerodinâmica conduz o projeto da McLaren. Com o Elva, a empresa está introduzindo o que chama de “Active Air Management System”, ou AAMS (sistema ativo de gerenciamento de ar, em tradução livre).
O Elva é o quinto dos 18 novos modelos ou derivativos anunciados como parte do plano de negócios da empresa, seguindo o Speedtail, 720S Spider, 600LT Spider e o hiper-exótico McLaren GT. As entregas aos clientes do Elva estão programadas para começar no final de 2020.
“Estamos muito satisfeitos por termos conquistado os direitos sobre o nome Elva para um extraordinário roadster, que adiciona uma nova dimensão à McLaren Ultimate Series e, simultaneamente, traça sua linhagem até os carros esportivos que lançaram as bases para o sucesso da marca”, diz Flewitt. “O McLaren-Elva M1A [MkI] e seus sucessores imediatos não apenas estabeleceram padrões na pista, mas também definiram os princípios pioneiros de design e engenharia que permanecem no coração da grife.”
Veja, na galeria de imagens a seguir, um pouco do novo roadster da Ultimate Series, da McLaren:
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