Conheça o superiate sustentável movido a hidrogênio que pode ter Bill Gates como dono

12 de fevereiro de 2020
ReproduçãoForbes

O superiate movido a hidrogênio líquido foi batizado de AQUA

Vários meios de comunicação têm informado que o cofundador da Microsoft, Bill Gates, ofereceu mais de US$ 600 milhões para construir um superiate conceito movido a hidrogênio de cerca de 114 metros de comprimento. O projeto, conduzido pela Sinot Yacht Architecture & Design e pela Lateral Naval Architects superyacht pode mudar os preceitos dos superiates –ainda que Bill Gates não esteja conectado diretamente ao projeto, como representantes da Sinot Yacht Architecture & Design disseram.

O superiate movido a hidrogênio líquido com 114 metros de comprimento, batizado de AQUA, claro, recebeu muita atenção quando foi apresentado no mais recente Monaco Yacht Show. Mas os requisitos (imaginação sem limites e poder da computação) para projetar essa embarcação com conceito de “o céu é o limite” são, na realidade, o de menos se comparados à importância de encontrar um megabilionário pioneiro que tem visão, paixão, experiência, coragem para investir em algo que nunca foi construído antes.

No entanto, parece que o designer Sander Sinot encontrou uma luz no fim do túnel. “Em todo projeto, desafio minha equipe e eu a nos superarmos”, explica ele. “Para o desenvolvimento do AQUA, inspiramos-nos no estilo de vida de um proprietário exigente e prospectivo, na versatilidade fluida da água e na tecnologia de ponta para combinar isso em um superiate de 114 metros com um sistema totalmente operacional de hidrogênio líquido e célula de combustível que apresenta inovações tecnológicas, além de design e estética.”

Isso lembra Bill Gates, certo?

LEIA MAIS: Emerald Waterways expande portfólio de cruzeiros para alcançar público jovem

De acordo com relatórios, a energia do AQUA é alimentada por hidrogênio liquefeito, armazenado a temperaturas extremamente baixas, em tanques isolados a vácuo. O combustível é convertido em energia elétrica pelas células da membrana de troca de prótons (PEM), sendo água o único subproduto.

A energia elétrica gerada é transmitida aos quadros de distribuição da AQUA, onde é distribuída para fornecer energia para propulsão e sistemas auxiliares. Baterias grandes armazenam a eletricidade gerada para garantir que as demandas de energia sejam sempre atendidas. E graças à propulsão elétrica, o AQUA foi projetado para ser extremamente silencioso em andamento.

“Imagine o AQUA em mar aberto, movendo água com água”, diz Sander Sinot. “A 17 nós, com um alcance de 3.750 milhas náuticas, o AQUA poderia estar solidamente na vanguarda de seus pares de superiates”.

É bem fácil imaginar Bill Gates se animando com algo assim, certo?

E, como você pode ver nas renderizações detalhadas, as inovações de design não param na sala de máquinas. O pavilhão do proprietário, que ocupa a metade da frente do andar superior, é organizado em uma área aberta de espaços interligados, divididos por telas de madeira finamente trabalhadas, proporcionando intimidade e iluminação suave.

As janelas que vão do chão ao teto oferecem vistas incríveis e ampla luz natural. A seção do quarto dos proprietários está localizada no eixo do iate e oferece uma linha de visão interminável até a sala AQUA na proa. O pavilhão do proprietário se completa com um amplo banheiro, vestiário e uma seção íntima de spa privado.

A sala AQUA, localizada na proa, na extremidade do pavilhão do proprietário, oferece uma sensação de topo do mundo e vistas infinitas da melhor posição a bordo.

Localizadas no deck do AQUA, perto da linha de água, as amplas salas VIP se destacam pelo design espaçoso e pelos móveis altamente elaborados. Todas as cabines de hóspedes foram projetadas para oferecer abertura, luxo e conforto, proporcionando uma máxima sensação de liberdade em um ambiente japonês minimalista e altamente detalhado em estilo de praia.

O centro de saúde e bem-estar interno foi projetado com uma sala de hidromassagem, um espaço para ioga e piso para exercícios e uma enorme porta no casco que se abre para revelar a superfície do oceano ao nível da água.

Situada no centro do AQUA, a escada circular é uma das características definidoras do iate, descendo do convés superior para o inferior, onde dois grandes tanques de hidrogênio líquido revelam sua estrutura de força industrial atrás de uma fachada gigante de vidro reforçado.

VEJA TAMBÉM: Aplicativo Boatsetter permite aluguel de iates de luxo em 600 lugares do mundo

Enquanto isso, a aparência exterior distinta do iate foi inspirada pelas ondas do oceano. O casco é esculpido, curvo e interseccionado pelas janelas de vidro.

O AQUA é configurado com uma instalação de cinco decks, ao mesmo tempo em que é capaz de fornecer às pessoas a bordo a maior proximidade possível da água. O convés de popa apresenta uma série de plataformas, todas descendo em direção ao mar, enquanto uma grande plataforma de natação permite que todos os passageiros do AQUA aproveitem o oceano.

Poderia esse superiate sustentável movido a hidrogênio representar o futuro dos superiates elegantes?

E você pode pensar em um cara mais apropriado para impulsionar o avanço do design e da construção de superiates do que Bill Gates?

A ver.

O AQUA possui cerca de 114 metros de comprimento e sua energia é alimentada por hidrogênio liquefeito
A aparência exterior do iate foi inspirada pelas ondas do oceano: o casco é esculpido, curvo e interseccionado
O pavilhão do proprietário se completa com um amplo banheiro, vestiário e uma seção íntima de spa privado
A sala AQUA, localizada na proa, na extremidade do pavilhão do proprietário, oferece uma sensação de topo do mundo
As amplas salas VIP se destacam pelo design espaçoso e pelos móveis altamente elaborados
No centro do AQUA, a escada circular é uma das características definidoras do iate
O convés de popa apresenta uma série de plataformas, todas descendo em direção ao mar, enquanto uma grande plataforma oferece uma piscina com vista privilegiada

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.