Festival de Poesia de Lisboa chega à 5ª edição

21 de outubro de 2020
Divulgação

Capa da antologia da 4ª edição do Festival de Poesia de Lisboa

A 5ª edição do Festival de Poesia de Lisboa ganhou cara nova em função da pandemia de Covid-19. Mas nem o fato de estar sendo realizado por videoconferência diminuiu a força do evento, que transita entre temas de importância fundamental e necessidade urgente de visibilidade, como a resistência da cultura negra e o empoderamento feminino. 

O festival, que começou domingo (18) e segue até sábado (24), tem como homenageada a escritora negra Conceição Evaristo, autora de um importante livro para a literatura brasileira, “Ponciá Vicêncio”, que descreve com uma enorme riqueza linguística a trajetória, os sonhos e as frustrações da personagem principal, que dá nome ao livro. Ponciá é, como Conceição, uma mulher negra de origem humilde, e a narração de sua vida é um testemunho aflitivo do preconceito racial incrustado na sociedade. 

VEJA TAMBÉM: Poetisa norte-americana Louise Glück ganha Nobel de Literatura

Foi a própria autora quem abriu o evento no último domingo, falando sobre o seu tema principal, a resistência. “Quando a autoria negra rompe o espaço de nascença e invade o terreno da autoria branca hegemônica é mais do que justo. É um lugar nosso, que nunca foi reconhecido”, disse ela.

Segundo uma das idealizadoras, Jannini Rosa, que é diretora da editora suíço-brasileira Helvetia Edições, o festival nasceu com o objetivo de preservar a literatura lusófona. “Apesar de ser realizada em Lisboa, a iniciativa tem o objetivo de contemplar escritores e poetas de todos os países falantes da língua portuguesa”, afirma.

As atrações, que compreendem painéis, bate-papos e oficinas, estão acontecendo diariamente. É possível acessar a programação na página do Facebook do Festival (www.facebook.com/FestivaldePoesiadeLisboa).

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.