O Instituto para Economia e Paz (IEP, na sigla em inglês) realiza um ranking anual de quais países do mundo são os mais seguros, denominado Índice de Paz Global. O relatório de 2020 mostra que o mundo está menos pacífico hoje do que há um ano, quando foi realizado o último levantamento.
O relatório concluiu que “os conflitos e crises que surgiram na última década começaram a diminuir, mas foram substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza por conta da pandemia Covid-19.”
VEJA TAMBÉM: 7 países com potencial para se tornarem destinos turísticos incríveis no pós-pandemia
Embora os fatores que afetam a paz mundial mudem claramente com o tempo, um fato permaneceu constante: o mesmo país ocupou o primeiro lugar como a região mais segura nos últimos 12 anos –a Islândia. Os EUA ficaram na 121ª posição da lista, igual ao ano passado, e o Brasil aparece logo atrás, na 126ª colocação, três posições abaixo da atribuída ao país no ranking de 2019.
O estudo do IEP chegou a algumas conclusões e tendências importantes: a diferença de segurança entre os países mais e menos seguros continua a crescer –desde 2008, os 25 menos pacíficos pioraram seu quadro em 12,9%, enquanto os 25 mais seguros melhoraram 2,1%; em 2050, estima-se que a mudança climática crie até 86 milhões de migrantes adicionais na África Subsaariana, 40 milhões no Sul da Ásia e 17 milhões na América Latina; E o impacto econômico da Covid-19 deve continuar a influenciar diretamente na instabilidade política, nas relações internacionais, nos conflitos, nos direitos civis e na violência –o que gera retrocesso nos anos de desenvolvimento socioeconômico.
No total, 163 países foram classificados com uma pontuação de 1 a 5 (1 = mais pacífico, 5 = menos pacífico), com os dez primeiros permanecendo praticamente inalterados desde 2019. A metodologia do estudo cobre 99,7% da população mundial e toma como referência 23 indicadores qualitativos e quantitativos que cobrem três áreas principais: conflito contínuo, segurança e proteção e militarização –todas registraram piora durante o último período de pesquisa.
Veja, na galeria de imagens a seguir, os 10 países mais seguros do mundo para visitar:
-
Emir Terovic/Getty Images 126ª. Brasil
O Brasil aparece no ranking com nota de 2,413, influenciado pela baixa proteção e segurança social aliada ao alto custo econômico da violência no país.
-
Nico de Pasquale Photography/Getty Images 121ª. Estados Unidos
O país se manteve na mesma posição de 2019, com ênfase no alto índice de militarização e o maior volume de capital destinado aos custos gerados pela violência. A pontuação dos Estados Unidos foi de 2,307.
-
Roberto Moiola Sysaworld/GettyI mages 10ª. Suíça
O país pontuou 1,366 no ranking pelo baixo índice de criminalidade.
-
Photography by ZhangXun/Getty Images 9ª. Japão
O Japão registrou pontuação de 1,36 no índice pela baixa taxa de homicídios e uma população desarmada, além de ter um transporte eficiente –especialmente os trens de alta velocidade. Subiu duas posições em relação a 2019.
-
Anúncio publicitário -
Joe Daniel Price/Getty Images 8ª. República Tcheca
O país marcou 1,337 pelo baixo valor gasto na militarização e no índice de criminalidade. Caiu uma posição em relação ao ano anterior.
-
Didier Marti/Getty Images 7ª. Singapura
Singapura atingiu a marca de 1,321 devido às baixas pontuações em conflitos domésticos e internacionais, além de altos níveis de segurança social.
-
Istvan Kadar Photography/Getty Images 6ª. Canadá
O país pontuou 1,298 com cidades como Montreal com classificação alta nos três indicadores.
-
Hagens World Photography/GettyImages 5ª. Dinamarca
Os residentes da Dinamarca se consideram felizes e seguros e o país alcançou uma pontuação de 1,283.
-
Walter Geiersperger/Getty Images 4ª. Áustria
A Áustria obteve uma pontuação de 1,275, com cenário político eleitoral pacífico e baixa importação de armas.
-
Gonzalo Azumendi/Getty Images 3ª. Portugal
O Índice Global da Paz atribuiu ao país uma pontuação de 1,247 devido à sua segurança.
-
Chan Srithaweeporn/Getty Images 2. Nova Zelândia
Com pouco conflito interno ou violência, a Nova Zelândia obteve a nota de 1,198 e ficou em segundo lugar.
-
patpongs/Getty Images 1ª. Islândia
Com taxas de homicídio e de carceragem per capita baixas e poucos eventos ligados aos terrorismo, a Islândia conquistou a nota de 1,078 no índice.
126ª. Brasil
O Brasil aparece no ranking com nota de 2,413, influenciado pela baixa proteção e segurança social aliada ao alto custo econômico da violência no país.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.