Jaguar celebra 60 anos do E-Type com 12 restaurações únicas

18 de março de 2021
Reprodução/Forbes

Os compradores dos veículos serão convidados no verão de 2022 a participar de uma viagem de Coventry a Genebra

Esta semana marca o 60º aniversário da estreia do Jaguar E-Type, revelado no Salão Automóvel de Genebra em 1961.

Para celebrar o nascimento de um carro que já foi descrito por Enzo Ferrari como o mais bonito do mundo, a Jaguar anunciou planos para construir seis pares de E-Types restaurados. Cada par é inspirado nos dois modelos E-Types exibidos no estande da Jaguar no show de Genebra de 1961, conhecidos como 9600 HP e 77 RW.

VEJA TAMBÉM: Ferrari 812 GTS: o carro mais glorioso e harmônico do mundo

A primeira versão do carro, um cupê de capota rígida, causou tanto rebuliço que o chefe da Jaguar, Sir William Lyons, enviou uma mensagem à sede da empresa em Coventry, Inglaterra: “Largue tudo e traga o E-Type conversível”. Esse pedido foi acolhido pelo piloto de testes Norman Dewis, que dirigiu durante a noite para garantir que o carro estaria em Genebra no dia seguinte.

A mensagem de Lyons é exibida em uma obra de arte única no console central dos 12 exemplares recém-restaurados. Os destaques também incluem a instalação do Classic Infotainment System da Jaguar, que fornece navegação por satélite e bluetooth através de uma unidade principal de estilo vintage. O volante com aro leve tem uma buzina de ouro de 24 quilates.

As outras atualizações do E-Type regular incluem um escapamento de aço inoxidável e uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades extremamente sincronizadas, engrenagens de corte helicoidal e uma caixa de alumínio fundido reforçada para maior confiabilidade. A ignição eletrônica também foi incluída, juntamente com um sistema de resfriamento atualizado e radiador de liga. A potência vem de um motor Jaguar XK de seis cilindros em linha de 3,8 litros e 265 cv, de acordo com o original.

Os seis cupês inspirados no 9600 HP têm acabamento em uma cor exclusiva chamada Flat Out Grey (cinza), com interior em couro preto liso. Os seis conversíveis inspirados no 77 RW são pintados em Drop Everything Green (verde) e têm o interior em couro camurça verde. Os itens personalizados em ambos os modelos incluem logotipos comemorativos do E-Type 60 no emblema do capô, na tampa do combustível, na placa do chassi e no mostrador do relógio.

A Jaguar Classic está vendendo os pares juntos, e os seis compradores dos 12 veículos serão convidados no verão de 2022 a participar de uma viagem de Coventry a Genebra, assim como os dois primeiros E-Types fizeram em 1961. Os compradores serão recebidos com estadias exclusivas em hotéis e culinária requintada.

O preço não foi divulgado, mas qualquer pessoa interessada em comprar um par E-Type 60 deve entrar em contato com a Jaguar Classic.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.