Francisco Costa lança colar criado com o povo Yawanawá pela joalheria Fred Leighton

25 de junho de 2021
Divulgação

Francisco Costa e os indígenas do povo Yawanawá, na Amazônia

O diretor criativo da marca de skincare sustentável Costa Brazil, Francisco Costa, acaba de agregar mais uma parceria de luxo para seu rico portfólio. O mineiro, que atuou como designer da Calvin Klein durante 13 anos – onde assinou vestidos icônicos para Michelle Obama, Lupita Nyong’o, Gwyneth Paltrow, Anne Hathaway e Jennifer Lawrence, já colaborou também com o artista Ellsworth Kelly e o arquiteto John Pawson.

Com mais de 2 metros de comprimento, o colar de ouro remete à uma obra de arte. Moderno e minimalista, marcas registradas do estilista, o colar é rico em detalhes, com pingentes em cristal quartzo, resina de breu envelopada em folhas medicinais com sementes de açaí, diamantes amarelos briolette, e correntes de ouro do século 19 se unindo em um movimento sensual.

VEJA TAMBÉM: Clean beauty: 6 marcas brasileiras de cosméticos que não causam prejuízos ao meio ambiente e à saúde

Estimado entre US$ 20 mil e 40 mil, o colar será leiloado pela Phillips hoje (25). Toda a renda será revertida para a Conservação Internacional. O lançamento foi celebrado com um preview na galeria da Phillips em Southampton, seguido de coquetel e jantar no Tutto il Giorno com a presença de Naomi Watts, John Melo (CEO da Amyris), Francisco Costa, Derek Blasberg e convidados.

Essa não é uma ação isolada de filantropia da Costa Brazil. A marca, lançada em dezembro de 2018, já nasceu com um compromisso vitalício com a Conservação Internacional, fortalecendo o compromisso da marca com o meio ambiente.

Em março deste ano, Francisco Costa vendeu a Costa Brazil para a Amyris, empresa de biotecnologia listada na NASDAQ com sede em Emeryville, nos Estados Unidos. Ela é líder no desenvolvimento e produção de ingredientes e moléculas personalizadas através da cana-de-açúcar, que permitem aos seus clientes elaborarem produtos sustentáveis no mercado de saúde, bem-estar, beleza e fragrâncias. Os ingredientes da Amyris estão presentes em mais de 3 mil produtos das principais marcas do mundo, alcançando mais de 200 milhões de consumidores em todo o planeta.

A aquisição da Costa Brazil fortalece o portfólio de marcas de clean beauty da Amyris, que é dona da Biossance (marca que mais cresce em número de vendas na Sephora), Pipette, Rose Inc (linha de maquiagem da modelo britânica Rosie Huntington Whiteley), JVN Hair, Terasana e a recém adquirida Olika (marca sueca de higiene).

Hoje, Francisco atua com diretor criativo de todas as marcas do portfólio de clean beauty da Amyris.”É um prazer enorme ser parceira do Francisco, uma das mentes criativas mais influentes nos universos de moda e beleza”, revela John Melo, CEO da Amyris. “Nós nos comprometemos a trabalhar para criar um mundo mais sustentável para todos. Eu também compartilho a missão dele de tornar o nosso planeta mais saudável com ingredientes amazônicos enquanto aplicamos a nossa ciência na natureza para fazer com que esses ingredientes sejam mais sustentáveis e puros através da fermentação da cana-de-açúcar. Podemos realizar esse projeto ao passo que provemos lucros para as comunidades locais na Amazônia que desempenham um papel fundamental na descoberta desses ingredientes incríveis presentes na natureza. É nossa responsabilidade proporcionar a essas comunidades esse retorno financeiro enquanto seguimos a nossa jornada para transformar o nosso planeta e criar um futuro mais sustentável”, finaliza o executivo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.