Artefacto expande atuação ao assinar empreendimento de luxo no litoral catarinense

31 de agosto de 2021
Divulgação

Com um investimento inicial de R$ 90 milhões, o empreendimento Artefacto Towers by CK tem previsão de entrega em 2025

A Praia Brava, uma das mais badaladas do litoral catarinense, entre Itajaí e Balneário Camboriú, foi o local escolhido pela empresa de móveis de alto padrão Artefacto para o lançamento de seu primeiro projeto imobiliário de luxo. Ainda no papel, a iniciativa – que tem a parceria da CK Construções e Empreendimentos e foi batizada de Artefacto Towers by CK – tem previsão de entrega só em 2025, mas já mostrou a que veio: em apenas dois meses de divulgação, já vendeu 80% das 195 unidades previstas.

Para Paulo Bacchi, CEO da Artefacto, e Charles Kan, diretor da CK, o sucesso é resultado de uma parceria que deu certo. “Já estávamos buscando algo diferente para lançar na Praia Brava. O avanço imobiliário nas regiões de Balneário Camboriú e Itajaí está muito acelerado, então investir em uma praia que fica entre essas cidades é a oportunidade do momento. Pode anotar”, aposta Kan. “Quando fomos apresentados à Artefacto, o namoro deu certo logo de cara. Era esse o DNA que queríamos no nosso empreendimento.”

LEIA MAIS: Mansão de Leonardo DiCaprio em Los Angeles está à venda por US$ 5,75 milhões

Referência há 45 anos no mercado de luxo de homewear e decoração, a Artefacto conquistou seu espaço no Brasil com projetos de decoração em alguns dos principais hotéis de luxo do país, como Tangará, Fairmont, Unique, Renaissance, Hilton Barra e The Perry. Já no exterior, com escritórios consolidados no sul dos Estados Unidos – na Flórida, mais especificamente -, tem seu nome atrelado a empreendimentos assinados por arquitetos renomados como Norman Foster, Renzo Piano e Zaha Hadid, além de estar presente em hotéis de luxo da França e no novo projeto do Cipriani Club, em Nova York.

Satisfeita com os resultados em nível  internacional, a companhia decidiu voltar seu olhar para o Brasil novamente e inovar. Mas agora, em vez de projetos que contemplam apenas alguns ambientes, a ambição é maior: um edifício inteiramente decorado pela marca. Dos ambientes sociais aos apartamentos familiares, todo o estilo terá o DNA e a assinatura da Artefacto. “Somos a primeira empresa brasileira de mobiliário a assinar um empreendimento completo”, revela Bacchi. E era exatamente esse pioneirismo que o diretor da CK estava buscando para a região. Kan abraçou a ideia sem pestanejar.

“Desde o pré-lançamento, já houve 35% de aumento nos valores de tabela”, conta Kan. “Quando lançamos o empreendimento, a ideia era ser o primeiro home club de luxo da Praia Brava, mas com um preço acessível. No meio do processo, aprendemos que acessível não era sinônimo de barato. Aumentamos o VGV (Valor Geral de Vendas) e provamos ao mercado que nosso empreendimento era um pouco mais caro em função da qualidade. Ajustamos a tabela exatamente para mostrar que era um produto diferenciado, e o consumidor entendeu. Nossos resultados provam isso.”

Com um investimento inicial de R$ 90 milhões, o empreendimento Artefacto Towers by CK é assinado pelo escritório NWO Arquitetura e toda a área comum do empreendimento possui o design de interiores da arquiteta Patrícia Anastassiadis, com mobiliário 100% Artefacto. “O produto respira uma atmosfera diferente. O mercado estava carente desse tipo de imóvel, então não temos concorrentes”, destaca Kan.

Já a definição de home club, segundo os parceiros de negócio, passa por um  empreendimento que oferece uma estrutura completa de lazer aos proprietários, que não precisam sair de casa para se divertir ou praticar exercícios. “Temos academia, piscina aquecida, área de wellness com SPA e sauna, salão de jogos, cinema, quadra poliesportiva, área de churrasco e muito mais. São 4.200 metros quadrados de área de lazer”, explica Kan.

Na parte interna, as 195 unidades de apartamentos se dividem em 33 andares e cinco tipos de plantas: dois ou três dormitórios, unificados, coberturas duplex e cobertura penthouse. A unidade mais barata custa R$ 735 mil, enquanto a mais cara – os unificados – está em torno de R$ 4 milhões.

Com previsão inicial de começar as obras em 2022, o cronograma foi adiantado por conta do sucesso de vendas – e a construção já está em andamento. Ansiosos para o lançamento, em 2025, os executivos esperam levar ainda mais sofisticação ao setor imobiliário de Santa Catarina. “A Praia Brava tem um lifestyle diferente. Brincamos que Jurerê, em Florianópolis, já foi a bola da vez. Hoje, nós somos a bolsa da vez”, diz Kan, rindo. “Já podemos falar que a união das duas empresas é um case de sucesso na construção civil.”

Para Bacchi, o plano é enxergar o empreendimento como uma porta de entrada para outros projetos futuros. “Colocar o nosso nome em algo é uma grande responsabilidade, então a parceria com a CK é muito sólida. Começamos a conversar há um ano, no meio da pandemia, e batemos o martelo logo na sequência. Sentimos tanta confiança um no outro que assinamos o contrato depois que 50% do prédio já estava vendido”, conta o CEO. “Entrar nesse home club vai ser como visitar um showroom da marca. A ideia é crescer com a CK em Santa Catarina e com outras construtoras no Brasil. Já temos planos para a nossa Artefacto Towers em São Paulo.”

Confira, na galeria abaixo, algumas imagens do novo home club de luxo de Santa Catarina:

O empreendimento Artefacto Towers by CK é assinado pelo escritório NWO Arquitetura e toda a área comum do empreendimento possui o design de interiores da arquiteta Patrícia Anastassiadis, com mobiliário 100% Artefacto.more
Na parte interna, as 195 unidades de apartamentos se dividem em 33 andares e cinco tipos de plantas.
Há apartamentos com dois ou três dormitórios, unificados, coberturas duplex e cobertura penthouse.
Referência há 45 anos no mercado de luxo de homewear e decoração, a Artefacto conquistou seu espaço no Brasil com projetos de decoração em alguns dos principais hotéis de luxo do país.
Com previsão inicial de começar as obras em 2022, o cronograma foi adiantado por conta do sucesso de vendas - e a construção já está em andamento.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.