Porsche ultrarraro vai a leilão a partir de R$ 14 milhões

6 de janeiro de 2022
Reprodução/Forbes

Porsche 718 RSK 1959, que será leiloado em março

Fãs da Porsche com os bolsos cheios poderão dar lances entre US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 14 milhões na cotação atual) e US$ 3,5 milhões (R$ 20 milhões) em um Porsche 718 RSK 1959 ultrarraro no próximo leilão de Amelia Island, na Flórida, nos Estados Unidos, que começa em 2 de março.

Reprodução/Forbes

Desenho traseiro do Porsche 718 RSK 1959

“Este Porsche 718 RSK de 1959 é uma parte significativa da história da Porsche que permaneceu oculta durante o último meio século”, disse o especialista da Gooding & Company, Angus Dykman. “Sua propriedade atual de mais de 50 anos é notável e certamente deve ser um dos mais longos períodos de propriedade de qualquer Porsche Spyder.”

LEIA TAMBÉM: Porsche de Maradona na década de 1990 vai a leilão

História do Porsche 718 RSK de 1959

Em 1957, a Porsche apresentou um novo Spyder para substituir seu carro de corrida dominante, o 550A. Este Spyder foi denominado 718 RSK, modelo que teve 34 carros produzidos. O RSK tinha uma carroceria muito mais aerodinâmica, chassi revisado, entre uma série de outras melhorias.

Reprodução/Forbes

Ed Hugus, no Porsche 550A RS, na corrida 24 Horas de Le Mans na França em junho de 1957

Em 1958, o RSK terminou em primeiro na classe e terceiro na geral em Le Mans e em 1959 venceu a Targa Florio, na Itália. O veículo tem uma proveniência notável e uma história de corrida comprovada – o Porsche 718 RSK 1959 tem chassis 718-018. Ele foi comprado novo pelo piloto e revendedor da Porsche-Volkswagen Emil Pardee.

Reprodução/Forbes

Porsche 718 RSK 1959

Pardee fez campanha com sucesso em vários eventos da SCCA (Sports Car Club of America), em que provou ser tão rápido quanto seu novo carro, vencendo sua classe em 10 corridas no Chassis 718-018 de 1959-1961. O 718 RSK finalmente chegou à Costa Leste por volta de 1970, vendido por um médico da Carolina do Sul. Desde então, permaneceu sob propriedade da mesma família.

Reprodução/Forbes

Emil Pardee aproveita sua vitória no 718-018 após corrida da SCCA nos Estados Unidos em 1959

O carro ficou em armazenamento estático até 2014, quando foi completamente restaurado ao longo de quatro anos pelo especialista em Porsche Ray Morgan da Vintage Motorcar Restorations em Jasper, na Geórgia. A restauração foi meticulosa e atenta a detalhes. O carro foi até pintado com laca de nitrocelulose como foi apresentado originalmente. A tinta veio diretamente da Alemanha, e antigas pistolas de spray foram usadas para a autenticidade final.

Reprodução/Forbes

Motor do Porsche 718 RSK 1959

Desde a conclusão de sua restauração, o chassi 718-018 foi mostrado no Amelia Island Concours d’Elegance e exibido no Porsche Experience Center em Atlanta. Um RSK como este, que permaneceu na propriedade de uma única família por tanto tempo, o torna indiscutivelmente um dos Porsches mais icônicos e influentes de todos os tempos.

Reprodução/Forbes

Porsche 718 RSK 1959

Leilão anual de Amelia Island

O leilão anual Amelia Island da Gooding & Company é um dos eventos mais esperados do ano para os entusiastas automotivos. Localizado no clássico Omni Amelia Island Plantation à beira-mar, o evento atende aos entusiastas que procuram um refúgio aconchegante e bonito.

Reprodução/Forbes

Detalhe do Porsche 718 RSK 1959

Amelia Island e Porsche tornaram-se sinônimos nos últimos anos, em grande parte devido ao fato de a Gooding & Company oferecer os melhores Porsches das coleções mais prestigiosas, como as seleções da coleção Jerry Seinfeld.

Realizado na sexta-feira antes do celebrado Amelia Island Concours d’Elegance, o leilão da Gooding & Company apresenta uma programação selecionada e tem “lances animados” em um ambiente calmo e confortável.

Reprodução/Forbes

Carro de luxo Duesenberg Model SJ 1939 conversível é apresentado no Amelia Island Concours d’Elegance em 2017