Por um mundo mais colorido: conheça a cor do ano

Dos matizes prediletos de Sig Bergamin & Murilo Lomas, Tintas Coral anuncia a cor para o ano de 2022 – e ela é azul: Melodia Suave.

BrandVoice Tintas Coral
Compartilhe esta publicação:
Marco Antônio
Marco Antônio

Murilo Lomas & Sig Bergamiin

Acessibilidade


Uma paleta com 2.079 cores – e contando. Desde 1954, a Tintas Coral cumpre a missão de levar mais cor – e mais vida – para a rotina das pessoas. Atualmente com mais de 1.800 colaboradores na AkzoNobel Brasil, a marca faz parte do grupo holandês AkzoNobel (líder na fabricação de tintas e revestimentos). Ocupando a vanguarda no universo das tintas, a Tintas Coral vai muito além de seus produtos e oferece um verdadeiro arsenal de insights, curadoria e inspirações para quem busca transformar, renovar e reinventar sua rotina e seus espaços – dentro e/ou fora de casa. São produtos e serviços de alta tecnologia e qualidade insuperável, desenvolvidos a partir de uma meticulosa consultoria acerca de cores, combinações, técnicas e tendências orquestradas por um time de experts no assunto. A Tintas Coral entende que são as cores, de certa maneira, que ajudam a contar nossas histórias individuais e coletivas, imprimindo, literalmente, uma camada a mais para que possamos compreender as narrativas contemporâneas. Para cada época, um tom, para cada momento, mais ou menos intensidade, à escolha do especificador. Por essas e outras, conquistou profissionais do escalão de Sig Bergamin, que além de ser um dos nomes mais importantes do mundo segundo publicações internacionais como a Architectural Digest, também é conhecido como o mais colorista entre os compassos brasileiros. “Não existe transformação mais rápida, ligeira e rasteira do que uma boa lata de tinta. Cor é vida, faz parte da vida e melhora a vida de todo mundo”, ensina o mestre.

Em 2004, a Tintas Coral começou o estudo ColourFutures – considerado o Oscar do universo das cores –, por meio do qual elege o matiz principal e as derivações de paletas para cada ano. Assim a empresa consegue acompanhar em tempo real as mudanças no gosto e nos valores da sociedade, inspirando não apenas o público final, como os profissionais da área, a se expressarem mais e melhor por meio dessas nuances.

Para 2022, essa equipe criativa multidisciplinar da Tintas Coral se reuniu virtualmente – celebrando os protocolos de saúde e segurança – para apresentar as cores que devem influenciar a estética do futuro. A proposta, depois de um período de pandemia e incertezas, é começar de novo. Assim surge a cor de 2022: Melodia Suave, um azul acolhedor que, com quatro paletas derivadas, estabelece uma tendência de casas versáteis e alegres, exaltando a natureza, a arte, a beleza e a luminosidade. Sig e seu parceiro de compasso e de vida, Murilo Lomas, outro colorista por natureza, testaram e aprovaram. E você?

Quando o azul é música para os olhos

Arte/Forbes

Nos últimos anos experimentamos, coletivamente, uma necessidade de novos ares e redescobertas. É neste contexto que a Tintas Coral apresenta sua nova cor Melodia Suave – a tonalidade de 2022 é uma tradução poética das vontades humanas, uma possibilidade de transformar sonhos em realidade, o redesenho dos encontros da vida (com nós mesmos, com a família, com os amigos, com a casa e com a natureza). A cor resgata um sabor new vintage com gostinho de casa de vó, ideal para acionar as memórias afetivas que nos acolhem a cada reinício de ciclo.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Espaço pintado no tom Melodia Suave, lançamento da Tintas Coral 2022

Para Heleen van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel: “Melodia Suave é um azul claro arejado, fresco, leve e bom para a alma. Refletindo a imensidão do céu, ela traz um toque de natureza para nosso espaço interior e ilumina os ambientes da casa. É também uma cor que combina com uma série de outros tons, desde neutros suaves a tons claros e alegres”. De todas as cores com as quais convivemos no dia a dia, o azul é a mais imensa: está presente no céu e no mar, é a tonalidade da nossa casa (o planeta azul), sinônimo de movimento e transformação. No universo, as estrelas azuis são as mais próximas da gente. Uma cor tão amada que já virou melodia nos versos de Caetano, Djavan e Baby, nos acordes do blues cósmico de Janis Joplin, eternizado nas artes de Joan Miró, Adriana Varejão e Yves Klein – este último, um dos precursores da arte contemporânea, que criou e patenteou em 1960 sua própria tonalidade de azul. Nos estudos terapêuticos, azul é calma, tranquilidade, fé. Começar de novo. Reinventar a casa de um jeito mais leve, natural e sustentável, convidando a natureza para ser parte da rotina. Transformar o espaço de morar em um refúgio relaxante e inspirador, com arte e beleza – uma plataforma para criarmos novas utopias e possibilidades, sem jamais abrir mão do afeto e da delicadeza.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A performance da cor Melodia Suave aplicada no ambiente

Para a Tintas Coral, Melodia Suave é um azul claro arejado, fresco, leve e bom para a alma. Refletindo a imensidão do céu, ela traz um toque de natureza para nosso espaço interior e ilumina os ambientes de nossa casa. É também uma cor que combina com uma série de outros tons, desde neutros suaves aos claros e alegres. “Uma cor calma e elegante, que foi e ainda é bastante explorada pelo universo fashion, que também nos inspira. Muito além de qualquer tendência ou época, as relações entre moda e design são quase sempre indissociáveis”, diz Sig Bergamin.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Look de Giambattista Valli, 2022

Nas roupas, na casa, nas artes. A cor oficial de Sig Bergamin e Murilo Lomas é o azul. O mais puro e denso, da cor do mar profundo. E em todas as outras escalas do pigmento. Em ton sur ton. Em bleu e blanc. Misturado às outras cores que amam, mais calmas ou ainda mais vibrantes. Pontuando com destaque cenários mais minimalistas ou diluídas com charme nos layers, camadas e sobreposições de suas combinações únicas e premiadas. Cor, para eles, é um elemento tangível, tão importante quanto as matérias-primas estruturais. “Não é apenas sobre qualidade, já que isso é condição sine qua non dos produtos que especificamos – não indicamos absolutamente nada que não seja minimamente excelente para os nossos clientes e amigos. Já partimos desse princípio na hora de pintar uma parede com a Tintas Coral. Mas o grande diferencial é que a Tintas Coral é quase um playground para quem gosta de cor. Imagine o universo imenso de possibilidades em mais de duas mil opções de cores. Dá para pintar três galáxias”, contam.

 

  • Foto: Divulgação

    Projeto de Sig Bergamin e Murilo Lomas destaca o azul

  • Foto: Divulgação

    Look (spring 2021) Dolce & Gabbana

  • Foto: Divulgação

    Sofá Dolce & Gabbana

  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

    Look Tom Ford (fall 2021)

  • Foto: Divulgação

    Womb Chair, design de Eero Saarinen

  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

    Outros matizes de azul segundo Murilo Lomas e Sig Bergamin

Foto: Divulgação

Projeto de Sig Bergamin e Murilo Lomas destaca o azul

Tintas Coral, Sig e Murilo em outros tons

Para Sig Bergamin e Murilo Lomas, azul é a cor mais quente – em seus diversos pigmentos e gradações de matizes. Mas o universo é muito mais colorido do que isso – o mundo deles, e o seu, também. Aqui, o duo referência em estilo também dá uma masterclass de colorimetria estética e aponta 10 cores diversas entre as suas favoritas no catálogo da Tintas Coral. “Para inspirar, alegrar, viver e sonhar”, resumem. Sozinhas ou combinadas entre si, elas enchem a casa de personalidade – e
autoexpressão.

“Os novos ares e redescobertas propostos pela Tintas Coral em seus lançamentos de 2022 são fascinantes. É tempo de mudança – e de mudança positiva. A cor é parte fundamental da transformação da casa.”

Murilo Lomas

* BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

Compartilhe esta publicação: